O que deu o que falar na Índia?

Resolvi criar um tópico aqui no blog para sempre postar assuntos que deram o que falar na Índia. O que acham desta idéia? 🙂

O primeiro assunto vocês já devem saber, caso sejam fãs de rock alternativo, pois devem ter escutado falar sobre o último vídeo clipe da banda Coldplay que saiu na semana passada, Hymn for the Weekend.

No clipe a banda está nas ruas de Mumbai, Índia, mostrando o festival Holi e o modo de como algumas pessoas vivem, além de ter a participação da cantora Beyoncé, como se ela fosse uma atriz de Bollywood.

Este vídeo clipe deu o que falar por aqui, com vários comentários online à capas de jornais, durante toda a última semana e início desta.

O que acontece é que para os indianos a banda não poderia ter utilizado apenas de fatores religiosos e do lado pobre da Índia para apresentar este País.

Há várias matérias de sites pelo mundo todo falando sobre este assunto.

IMG_2160

Aqui consta uma matéria interessante da MTV, escrita por um Indian-American (nascido nos EUA, porém com descendência indiana) e aqui uma matéria do jornal que assino, Times of India.

Bom, o que eu acho sobre isto?

A princípio eu achei que a banda não conseguiu mostrar o que realmente é a Índia, principalmente nos dias atuais, porém, depois de pensar mais sobre isto, eu vi que a banda apenas gravou aquilo que “vende” – que as pessoas querem ver.

Ou seja, se eles mostrassem o lado diferente da Índia, que poucos conhecem, o vídeo não teria tanto acessos.

Isto acontece em qualquer lugar, como por exemplo, se o clipe fosse gravado no Japão, com certeza eles mostrariam mulheres de kimonos e nas ruas de Tokyo…se fosse gravado no Brasil, seriam crianças jogando futebol e mulheres de biquínis na praia..no Egito, mostrariam as pirâmides…e assim por diante. Até mesmo os filmes de Bollywood realizam este tipo de estereótipo…por isto não sei o porquê alguns indianos estão tão revoltados…rs.

Anúncios

12 pensamentos sobre “O que deu o que falar na Índia?

  1. Eu como não-indiana, adorei o vídeo, achei lindo, até mesmo os instrumentos musicais utilizados. Exatamente isso que a gente gosta de ver, mas indiano não gosta desse estereótipo de vacas e deuses.

    O mesmo acontece quando os gringos fazem vídeos e filmes no Brasil e mostram florestas, pobreza, praia, futebol e carnaval e nós dizemos “O Brasil não é só isso!”

    Semana passada vi um clipe americano onde mostravam o Brasil e diziam “the wild and exotic Brazil”. Na mesma hora pensei “Como assim WILD and EXOTIC? ”

    Abraços

  2. Oiiii Camila!! Namaste!! Então eu adowrooo a atriz Sonam Kapoor, ela aparece no clipe…enfim vi o lado dela pois sigo ela no face…não sabia que a mídia na India não havia gostado…mas concordo com vc, eles mostraram o que vende…e sobre escrever assim sobre os “bafafas”, amei a idéia…comproooooo!!!!!!! Kisses

    • Oi Ana, sim, eu também gosto muito dos trabalhos dela. Que pena que ela apareceu tão pouco no vídeo clipe, né?
      Estou bem ansiosa para assistir o novo filme que ela será a protagonista: ‘Neerja’. O qual conta a história da aeromoça Neerja Bhanot, que salvou a vida de vários passageiros em um avião que foi tomado por terroristas em 1986.
      Que bom que você gostou da idéia. Tentarei escrever sempre sobre isto. 🙂
      Abraços.

  3. Não achei nada demais no clipe no sentido de ofensivo, nem mostrou tanta pobreza, mas a tal da Beyoncé forçou a barra, achei a participação dela dispensável, nem de longe fez lembrar as divas de Bollywood. Minha nota para ela é zero rsrsrs…

  4. Oii encontrei o seu blog,pesquisando sobre experiencias de mulheres brasileiras que vivem na índia, sobre o que voc disse concordo com voc
    eles mostraram o lado mais bonito da índia, com toda a suas cores e beleza, mas como todo lugar não é bem assim,” O livro a Maldiçao do Tigre ” tb passa uma india linda! Sou apaixonada pela cultura indiana, mas estou aprendendo um pouco dessa cultura agora com você 🙂 Bjinhos

  5. Ola Camila!!! Eu tenho muita vontade de ir na india….. mais tenho medo de ir pois não falo nem inglês…. o que você me fala…. o que tenho que fazer tipo achar alguém que me leve pra andar ai na india ….hotel também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s