O que deu o que falar na Índia?

Resolvi criar um tópico aqui no blog para sempre postar assuntos que deram o que falar na Índia. O que acham desta idéia? 🙂

O primeiro assunto vocês já devem saber, caso sejam fãs de rock alternativo, pois devem ter escutado falar sobre o último vídeo clipe da banda Coldplay que saiu na semana passada, Hymn for the Weekend.

No clipe a banda está nas ruas de Mumbai, Índia, mostrando o festival Holi e o modo de como algumas pessoas vivem, além de ter a participação da cantora Beyoncé, como se ela fosse uma atriz de Bollywood.

Este vídeo clipe deu o que falar por aqui, com vários comentários online à capas de jornais, durante toda a última semana e início desta.

O que acontece é que para os indianos a banda não poderia ter utilizado apenas de fatores religiosos e do lado pobre da Índia para apresentar este País.

Há várias matérias de sites pelo mundo todo falando sobre este assunto.

IMG_2160

Aqui consta uma matéria interessante da MTV, escrita por um Indian-American (nascido nos EUA, porém com descendência indiana) e aqui uma matéria do jornal que assino, Times of India.

Bom, o que eu acho sobre isto?

A princípio eu achei que a banda não conseguiu mostrar o que realmente é a Índia, principalmente nos dias atuais, porém, depois de pensar mais sobre isto, eu vi que a banda apenas gravou aquilo que “vende” – que as pessoas querem ver.

Ou seja, se eles mostrassem o lado diferente da Índia, que poucos conhecem, o vídeo não teria tanto acessos.

Isto acontece em qualquer lugar, como por exemplo, se o clipe fosse gravado no Japão, com certeza eles mostrariam mulheres de kimonos e nas ruas de Tokyo…se fosse gravado no Brasil, seriam crianças jogando futebol e mulheres de biquínis na praia..no Egito, mostrariam as pirâmides…e assim por diante. Até mesmo os filmes de Bollywood realizam este tipo de estereótipo…por isto não sei o porquê alguns indianos estão tão revoltados…rs.

12 pensamentos sobre “O que deu o que falar na Índia?

  1. Eu como não-indiana, adorei o vídeo, achei lindo, até mesmo os instrumentos musicais utilizados. Exatamente isso que a gente gosta de ver, mas indiano não gosta desse estereótipo de vacas e deuses.

    O mesmo acontece quando os gringos fazem vídeos e filmes no Brasil e mostram florestas, pobreza, praia, futebol e carnaval e nós dizemos “O Brasil não é só isso!”

    Semana passada vi um clipe americano onde mostravam o Brasil e diziam “the wild and exotic Brazil”. Na mesma hora pensei “Como assim WILD and EXOTIC? ”

    Abraços

  2. Oiiii Camila!! Namaste!! Então eu adowrooo a atriz Sonam Kapoor, ela aparece no clipe…enfim vi o lado dela pois sigo ela no face…não sabia que a mídia na India não havia gostado…mas concordo com vc, eles mostraram o que vende…e sobre escrever assim sobre os “bafafas”, amei a idéia…comproooooo!!!!!!! Kisses

    • Oi Ana, sim, eu também gosto muito dos trabalhos dela. Que pena que ela apareceu tão pouco no vídeo clipe, né?
      Estou bem ansiosa para assistir o novo filme que ela será a protagonista: ‘Neerja’. O qual conta a história da aeromoça Neerja Bhanot, que salvou a vida de vários passageiros em um avião que foi tomado por terroristas em 1986.
      Que bom que você gostou da idéia. Tentarei escrever sempre sobre isto. 🙂
      Abraços.

  3. Não achei nada demais no clipe no sentido de ofensivo, nem mostrou tanta pobreza, mas a tal da Beyoncé forçou a barra, achei a participação dela dispensável, nem de longe fez lembrar as divas de Bollywood. Minha nota para ela é zero rsrsrs…

  4. Oii encontrei o seu blog,pesquisando sobre experiencias de mulheres brasileiras que vivem na índia, sobre o que voc disse concordo com voc
    eles mostraram o lado mais bonito da índia, com toda a suas cores e beleza, mas como todo lugar não é bem assim,” O livro a Maldiçao do Tigre ” tb passa uma india linda! Sou apaixonada pela cultura indiana, mas estou aprendendo um pouco dessa cultura agora com você 🙂 Bjinhos

  5. Ola Camila!!! Eu tenho muita vontade de ir na india….. mais tenho medo de ir pois não falo nem inglês…. o que você me fala…. o que tenho que fazer tipo achar alguém que me leve pra andar ai na india ….hotel também.

Deixe um comentário