Concurso público na Índia

Creio que todo mundo no Brasil deve conhecer alguém que esteja estudando para passar em um concurso público. Bom, aqui na Índia não é diferente. Conheço vários indianos que mesmo trabalhando por anos no setor privado almejam passar em um concurso público, para conforme informado por eles: “ter uma vida financeira mais segura”.

Neste mês de Julho houve em Jaipur (capital do Rajastão) uma prova para ser policial – com possível transferência para várias cidades do Estado – e o motivo de eu vir escrever para vocês sobre este concurso é porque foram dias bem diferentes por aqui…rs.

Para que não houvesse o problema dos candidatos colarem na prova, utilizando os celulares para procurarem as respostas, o governo resolveu cortar a internet da cidade inteira. Isto mesmo! Todo mundo que depende de 3G ou 4G passaram o período da manhã e da tarde sem internet. Por conta disto não havia UBER funcionando e nem dava para realizar pagamentos online, como por exemplo, através do PayTm de uma loja que depende de 3G para acessar a internet.

Matéria do jornal indiano Times of India

Ainda bem que eu tenho Wi-fi e não precisei passar por isto, mas conheço várias pessoas que tiveram problemas.

Além disto a cidade ficou lotadíssima! Jaipur já sempre tem muito movimento, por ser uma das cidades mais turísticas da Índia, mas no final de semana deste concurso foi algo surreal. Eu mesma fui resolver umas coisas e decidi voltar para a casa, pois o trânsito estava bem mais complicado do que o normal.

Na foto abaixo, tirada do jornal Times of India, vocês conseguem verificar a quantidade de pessoas nos trens. Como não havia assento para todo mundo muitos tiveram que vir e ir embora de Jaipur na parte de cima.

Curisiosidades:

  • Quando o(a) candidato(a) presta um concurso público ele(a) não pode ter mais de dois filhos(as);
  • Caso venha a nascer o(a) terceiro(a), após o funcionário público já estar trabalhando, o mesmo deverá ficar 5 anos sem receber nenhuma promoção no serviço;
  • Este lei foi alterada em 2015 para caso houvesse o fato do funcionário público ser divorciado e casar novamente; e,
  • Há casos de candidatos que pagam até 1 milhão de rúpias em propina para grupos de pessoas que prometem entregar as respostas das provas, conforme explicado na matéria acima.

Informações em inglês aqui, referente à legislação sobre não poder ter mais de dois filhos.

Estas medidas foram criadas para ajudar no controle de natalidade do País, pois infelizmente ainda há casos de mulheres que engravidam várias vezes até conseguirem ter um filho homem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s