Medidas de segurança.

Imagine que ao entrar em um shopping, supermercado, hotel ou cinema, você precisa ser revistado, passando por um detector de metais – ou você deve abrir a sua bolsa, para mostrar que não há nenhuma arma escondida.

Pois é…isto é algo comum aqui na Índia.

No começo eu sempre era chamada a atenção, pois esquecia que tinha que aguardar a segurança finalizar de olhar as bolsas das demais pessoas, para verificar a minha. Mas agora esta etapa já virou uma rotina na minha vida, e até acho estranho quando estou no Brasil e não preciso passar por isto…rs.

Imagem obtida no site New indian express.

Imagem obtida no site New indian express.

A preocupação com a segurança é tanta que o governo indiano não permite, por exemplo, entrada no país de pessoas com telefones por satélites, e o registro no Departamento de estrangeiros (FRO) para cidadãos de países que possuem desacordos com a Índia é de apenas 24 horas, enquanto para os demais estrangeiros o prazo é de 14 dias.

Conseguir um SIM card para o seu celular não é algo tão simples, como no Brasil. Aqui as empresas de telefones pedem vários documentos, inclusive uma foto 3X4, e normalmente o número funcionará até uma semana antes de vencer o seu visto. Eu já perdi o meu número uma vez por conta desta regra.

O acesso aos aeroportos são restritos (precisa mostrar a sua passagem emitida para conseguir acessar o aeroporto, próximo ao horário do seu embarque), e para que você consiga acompanhar algum familiar/amigo no check-in você precisará pagar uma taxa e mostrar um documento pessoal para um setor do aeroporto, o qual eles tomam nota das informações que constam no mesmo e lhes entregam um papel que lhe dá acesso ao aeroporto por até 30 minutos.

Dica: Quando se realiza o check-in na Índia, e em países com destino a Índia, perguntem sobre uma etiqueta que é colocada nas bolsas e malas de bordo – falo isto pois já vi atendentes da companhia aérea esquecerem de entregar esta etiqueta para passageiros. Esta etiqueta é carimbada por todos os setores de segurança que você for passar dentro do território indiano, e se esta etiqueta não estiver carimbada você poderá ter problemas para entrar no avião.

Esta preocupação dos indianos cresceu após o atentado em Mumbai, em 2008. Neste link há todas as informações sobre esta tragédia.

Dias atrás eu li uma matéria do Estadão (aqui), que mostrava que a Índia se encontra na 6° posição entre os 25 países mais afetados pelo terrorismo – isto ocorre devido as tragédias que ainda acontecem na divisa entre a Índia e o Paquistão.

Anúncios

12 pensamentos sobre “Medidas de segurança.

      • Até o momento não vi nenhuma checagem como a que vc citou, para entrar em supermercados, cinemas ou hotéis, vc simplesmente entra e sai, como no Brasil e quanto ao SIM card tb, vc só precisa pagar o chip e ativar o número. Quanto a etiqueta das bagagens, uma vez quando passei pela imigração de Mumbai eles carimbaram, mas aqui no sul não carimbaram, não sei se esqueceram ou se não é obrigatório.

      • Wow! Que show. Muito melhor mesmo. Estes meus relatos foram feitos a partir de experiência que tive em Delhi, Mumbai e Jaipur nestes meus quase 3 anos na Índia. Muito bom saber que no sul é mais parecido com o Brasil.
        Em breve pretendo visitar esta região da Índia que ainda não conheço.
        Tudo de bom para você.

  1. Oiiii!!! Namaste!!! Que seu ano seja revestido de luz e paz!! E lembre-se de nós leitores de seu blog, to com saudades dos posts…aaaahhhh eu não tenho como ir á Índia e me realizo lendo seu blog….então continue escrevendo pleseeeee!!! Abraços e queijos de fazenda pra vc!!! ❤

  2. Oi Camila. Queria muito falar com você. Meu nome é Gabriela sou brasileira, gaúcha do rio grande do Sul. Conheci um indiano e estamos super apaixonados. Queria falar com
    Você. Por favor!! Por acaso tens algum e-mail ou WhatsApp? Me sinto muito triste nos últimos dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s