O festival mais importante na Índia!

Na semana passada aconteceu o festival mais importante da Índia: Diwali.

Eu já falei sobre o mesmo no Blog Brasileiras pelo mundo – se ainda não conferiu é só clicar aqui.

Agora eu resolvi contar para vocês como que funciona este período, em termos de negócios, pois este feriado seria para nós o equivalente a semana entre os dias 24 Dezembro a 02 de Janeiro, no Brasil.

Durante o Diwali praticamente tudo para.

São 5 dias de Festivais, e nestes as fábricas indianas realizam um feriado coletivo, pois a maioria dos funcionários nem aparecem para trabalhar, pois viajam até as suas vilas, para visitar familiares.

Ou seja, neste período você não vai conseguir realizar de forma eficiente nenhum trabalho, se tiver negócios com a Índia.

Agora que eu entendo melhor sobre este feriado, vou resumir para vocês, para não ficarem com nenhuma dúvida o porque são 5 dias sem produtividade:

1º dia: chamado de Dhanteras, é o dia em que as pessoas limpam as casas e há MUITO movimento nas lojas (o trânsito fica mais estressante do que o normal) – é auspicioso adquirir utensílios para a cozinha neste dia.

2º dia: as pessoas chamam de Chhoti Diwali (pequeno Diwali), que é o dia em que os indianos decoram as casas, com luzes, flores e rangoli – vídeo abaixo que mostra um modo de fazer rangoli, porém hoje em dia podemos comprar pronto facilmente, como se fosse um adesivo.

3º dia: Lakshmi Puja é o dia em que os indianos realizam orações para a Deusa Lakshimi. Este é o dia mais comum em que os indianos podem lhe convidar para jantar na casa deles, e durante toda a noite há muitos fogos de artifícios – como se fosse o dia 31 de Dezembro no Brasil.

Lakshmi – the Goddess of Wealth and Prosperity

4º dia: chamado de Bali Pratipada, este dia marca o início do ano novo no calendário Hindu – por isto os fogos de artifício na noite anterior. É normal receber visitas neste dia, e compartilharem doces.

5º dia: Bhaiduj é um dos nomes para o último dia do Festival. Nesta data os irmãos costumam visitar as casas de suas irmãs casadas. Mas também é comum que a irmã visite a casa dos irmãos, quando o número de irmãs é inferior ao de irmãos, pois normalmente os irmãos moram juntos com seus pais.

Se tiverem alguma dúvida sobre este festival, ou alguma história para contar sobre o mesmo escrevam aqui nos comentários! 🙂

Anúncios

4 pensamentos sobre “O festival mais importante na Índia!

  1. Namastê!!! Quero parabenizar seu blog, é muito legal mesmo,você descrever tudo com seus olhos de pessoa comum sem enfeitar sabe, gosto muito de ler sobre blogs de viajantes, infelizmente tem gente que não conta como éh…mesmo!! Amo de mais saber sobre a Índia, e os filmes de bollywood me emocionam muito, atéh dá a impressão que todos nascem dançando,rs…enfim não afirmo isso pois é como se todos no Brasil sambassem e eu particularmente não sambo nada…enfim sempre escreva e nos conte o que passa…que Deus traga muitas bênçãos em sua vida pois mudar pra um lugar com cultura tão diversificada e diferente, e estar aí há tanto tempo deve ser muito abençoada!!!
    Bjx bjx bjx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s