Qual é a melhor forma de trazer dinheiro para a Índia?

Esta é uma pergunta que eu já recebi algumas vezes no blog ou por e-mail.

A forma mais fácil e simples é:

  • Traga dólares – esta moeda é super fácil de encontrar na Índia. Eu já consegui encontrar casas de câmbio em umas cidades bem pequenas que visitei, em locais no meio do nada, que eu não poderia imaginar que conseguiria trocar o meu dinheiro.

E lógico que é bom trazer cartão de crédito internacional, desbloqueado – e até cartão de débito do Brasil eu já consegui utilizar aqui em alguns restaurantes, mas o valor que foi descontado da minha conta tinha uma cotação muito menor do que se eu tivesse comprado dólar e trocado na Índia.

Eu desconheço uma casa de câmbio no Brasil que troque reais por rúpias, mas se alguém oferecer para vocês é melhor prestar bastante atenção, pois tanto na Índia, quanto em outros países, eu já vi pessoas recebendo notas falsas.

Isto não é muito diferente por aqui:

Há um conhecido meu que recebeu a moeda antiga do Brasil, ‘cruzado’, quando tentou trocar reais na Índia, com um brasileiro.

Ou seja, venha com dólares que é muito mais garantido.

No aeroporto você deverá trocar um pouco quando chegar, mas procure uma casa de câmbio na cidade que você visitará primeiro, pois conseguirá uma cotação muito melhor.

Ah, e lembre-se de que: na Índia (não sei se em outros países) é comum conseguir uma cotação melhor pelo valor em dólar que você esta trocando, por exemplo, se você trocar 100 dólares conseguirá uma cotação (atualmente) de aproximadamente 63,4 rúpias/dólar, e se trocar acima de 300 dólares eles pagam 64,0. Claro que há um limite de valor, mas é sempre bom pedir uma quantia maior pelo o que eles vão te oferecer.

main-qimg-9b591b5335f42b656c94dba7ce1e890f

Outra dica que eu dou é tomar cuidado ao receber troco dos indianos, em lojas, táxis, até em Hotéis, pois se tiver um pedacinho faltando na nota, ou se ela estiver rasgada, dificilmente você conseguirá utilizar.

Eu já recebi uma vez uma nota assim, e hoje em dia eu fico mais esperta, depois que vi a dificuldade em conseguir comprar qualquer coisa com esta nota – sempre confiro nota por nota quando recebo meu troco.

*Há um Banco especial, do governo, que troca notas rasgadas, mas a fila para isto é tão grande que a melhor forma é ficar mais esperta na hora de receber a nota na sua mão!

E por último, quero contar que na Índia há sim um alto número de notas falsas circulando – notas de 500 e 1000 rúpias – por isto sempre que receberem uma nota destas confiram se:

  1. Há uma imagem do Mahatma Gandhi ao levantar a nota contra a luz, no espaço em branco – em marca d’água;
  2. Procure por uma linha verde que atravessa a nota verticalmente, à esquerda da imagem principal do Gandhi; e,
  3. Haverá na nota o valor da mesma escrito do lado esquerdo, ao lado da imagem em marca d’água do Mahatma Gandhi, se levantar a nota contra a luz.

Nest link do Banco Central da Índia, há mais detalhes, porém estas três dicas acima são as que eu utilizo para conferir.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Qual é a melhor forma de trazer dinheiro para a Índia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s