O que comprar na Índia?

Ao visitar a Índia você encontrará muitos itens lindos, como objetos para decoração, roupas, tapetes, bijuterias, temperos deliciosos e muito mais, e tudo com um preço muito acessível, se você souber barganhar. Por conta disto é muito fácil sairmos comprando enlouquecidamente, para levar para o Brasil. Seja com o intuito de fazer uma grana extra ou presentar aqueles que você ama.

Contudo, eu já digo: “Não se empolgue demais”, pois infelizmente a Receita Federal no Brasil pode parar você no aeroporto e aprender até itens de menor valor que estiverem em sua mala com 10 unidades ou mais, e que sejam iguais, como por exemplo, 10 lenços.

Pois é, isto já aconteceu comigo, e não é nada agradável ser parada, ter as malas abertas e o Fiscal começar a retirar tudo aquilo que seria presente para a família. 😦

Quando isto ocorreu, o Fiscal me informou o seguinte:

Há um limite de 20 unidades no total, para trazer do exterior:

  1. Se o valor do produto for até 10 dólares, não podemos ter 10 ou mais produtos idênticos; e,
  2. Caso o valor do produto seja acima de 10 dólares, é possível trazer no máximo até 3 unidades iguais.

Caso o que você comprar não estiver conforme acima, caracterizará venda, e você pode perder os presentes e souvenirs.

Lembrando também que por lei você pode levar para o Brasil mercadorias equivalentes até 500 dólares.

Bom, mas o ponto principal do poste é compartilhar com vocês o que é legal comprar na Índia, para dar de presente ou servir como lembrança da sua viagem! Então, segue abaixo algumas dicas de itens baratos, que não ocupam tanto espaço na mala e que será algo bacana para presentear.

  • Pulseiras, mais conhecidas entre as indianas como Bangles;
Foto por Camila Pimenta

Foto por Camila Pimenta

  • Sarees – mesmo que seja um baratinho, para você mostrar para a sua família, ou quem sabe ir a uma festa a fantasia no Brasil;
  • Lenços (há uns bem baratos e alguns mais caros. Os que saem por mais de 10 dólares é melhor comprar em lugares conhecidos, que lhe darão Nota Fiscal, pois senão você corre o risco de ser passada para trás, porque os vendedores vão dizer que é pashmina e na verdade é algodão);
  • Chinelinhos de dedos ou sapatilhas (estes produtos também são baratos por aqui e não tão fáceis de encontrar tão coloridos no Brasil, caso você goste);
  • Chás;
  • Doces indianos que vem em caixas – fáceis de achar em padarias indianas e até em supermercados da cidade que esteja visitando;
Foto por Camila Pimenta

Foto por Camila Pimenta

  • Incensos;
  • Temperos indianos – eu sempre compro umas caixinhas para levar, que há em mercados. São baratas, já possuem o nome do tempero na frente e serve como um ótimo presente para aquela pessoa que gosta de cozinhar;
  • Livros – na Índia você pode adquirir pelo site do Amazon, e pedir para entregar no seu Hotel, se você for ficar pelo menos 3 dias no mesmo endereço, ou comprar em lojas como a Crossword, que há em várias cidades na Índia.

Eu sei que há muitas outras opções, mas tentei colocar aqui itens fáceis de achar, e que sei que são ótimos presentes!

Dica: Quando você for comprar um produto em algum destes pontos turísticos, POR FAVOR, não mostre que você achou lindo! Pois após esta reação dificilmente o dono do estabelecimento concorda em lhe dar desconto.

Sempre que o vendedor te falar um valor, diminua 50%, e faça a sua contra proposta. Por exemplo, se um saree custar 1000 rúpias, fale que você pagará 500 rúpias. Vai por mim…em 90% dos casos funciona.

Foto por Camila Pimenta

Foto por Camila Pimenta

Semana passada eu estava em Delhi com uma cliente e estavam oferecendo um lenço por 1.250 rúpias para ela, e falaram que este era o preço de custo, e que era pashmina. Enfim, tudo MENTIRA! Eu barganhei muito, contei que moro na Índia a quase 3 anos, e ela acabou pagando 250 rúpias em cada.

Espero que façam boas compras caso venham para a Índia e se precisarem de qualquer dica é só me escreverem por aqui. 🙂

53 pensamentos sobre “O que comprar na Índia?

  1. Camila, tenho um evento de simulação da ONU (Organização das Nações Unidas) como Conselho de Segurança, no qual representarei a índia. Nesse evento, o tema abordado será terrorismo. Tudo que sei baseia-se em pesquisas online, mas gostaria de saber um pouco mais sobre como é aí. É algo comentado, temido ou trabalhado no país? O governo tem algum posicionamento quanto à isso ou não é algo recorrente? Mesmo que possivelmente não possa me ajudar, agradeço desde já!
    adorei o seu trabalho no blog!

    • Oi Isadora, que legal!
      Durante a minha graduação eu também realizei várias simulações da ONU (sou formada em Relações Internacionais).
      Sim, terrorismo é algo muito temido na Índia.
      Nas suas pesquisas você deve ter encontrado vários casos de ataques que os indianos sofreram.
      O medo é tanto que há segurança máxima nos metros, entrada de shoppings e principalmente no aeroporto.
      Para conseguir um cartão (SIM) de celular é algo muito complicado, que exige a apresentação de inúmeros documentos.
      Telefone por satélite é totalmente proibido por aqui e o registro no Departamento de estrangeiros para quem é do Paquistão e Afeganistão, deve ocorrer em 24 horas, após a entrada na Índia.
      Você me deu uma idéia para um post! 🙂
      Vou falar sobre este tema em breve.
      Abraços.

  2. Nossa! Nem acredito que achei seu blog! Estou a procura de informAcoes sobre a India! Eu estou procurando saber o loval aonde fazem os vestidos bordados na India! A cidade, vc saberia me dizer?

  3. Primeiro parabéns pelo blog, estou lendo tudo e anotei várias dicas. Tenho verdadeiro fascínio pela Índia, minha passagem é para abril do ano que vem, você indica algum motorista para fazer Delhi- Agra-Jaipur- Udaipur(não precisa falar português)
    Aí existem guias que falam português?? Desde já obrigada
    Desde

  4. Oi Camila, tudo bem? Estou lendo seu blog para pegar algumas dicas. Meu namorado vai à índia ainda esse mês e eu gostaria de saber algumas dicas de cosméticos bons para ele trazer pra mim daí, como produtos para cabelos, óleos, maquiagem, etc. Gostaria de saber também se ai vende loreal e kerestase com preço bom. Muito obrigada desde já pelas dicas do blog. :*

    • Olá! Tudo bem e com você?
      Vale muito a pena comprar óleo de coco para o cabelo e produtos das marcas naturais indianas chamada Himalaya Herbals ou Patanjali.
      Também compensa comprar kajal aqui.
      Loreal e Kerestase tem aqui sim, mas por conta do dólar estar alto no Brasil a diferença não é muito grande, porém sai um poucao mais barato do que você pagaria no Brasil.
      Espero que seu namorado tenha uma boa experiência aqui na Índia.
      Abraços. 🙂

  5. Olá Camila !! tudo bem ? estarei indo em Setembro e também tenho interesse em saber sobre as compras … e sobre esta imagem um pouco assustadora que tenho sobre a alimentação …. outra dica é sobre expressões básicas na comunicação , já que estaremos com um guia espanhol e não dominamos o inglês!

  6. Oi, Camila! Tudo bem? Muito legal o seu blog!!! Tô indo pra Índia (Dehli, Rajastão e Varanasi – 18 dias) semana que e muito ansiosa com a aventura! Em relação à roupa, dá pra usar legging com vestido/blusa larga por cima ou também atrai olhares curiosos? E quanto ao preço das coisas, poderia me dar uma noção de lenços comuns e uma pashmina de verdade? Também queria ter uma noção de preço da saia longa, para poder barganhar 🙂 bjs e obrigada!

    • Oi Eliana, tudo bem e com você?
      Que legal que esta gostando.
      Com certeza, dá para usar sim – apenas evite roupas decotadas.
      Um lenço simples varia entre 80 a 200 rúpias, e uma saia longa custará umas 200 rúpias.
      Já a pashmina de verdade é bem cara…aconselho a sempre comprar em lugares mais chiques, porque se comprar na rua a chance de ser de má qualidade é muito maior…o preços variam de 100 até 1000 dólares.
      Espero que a sua experiência durante estes 18 dias seja fantástica.
      Abraços.

  7. Olá Camila estou indo para a Índia em dezembro, vc sabe onde eu posso compra cabelo humano lá, tenho essa encomenda da minha esposa e mãe, vc consegue me ajudar, a e será que tem problema na receita passar esses cabelos ?

    • Olá Jairo,
      Não sei te informar sobre isto – pelo que eu escutei falar é normal encontrar em Mumbai, mas não faço idéia da onde.
      Se for apenas um conjunto, para realizar para uso próprio não vejo que tenha problema, mas uma quantidade alta com certeza poderá chamar a atenção da Receita, ao passar pelo Raio-X.
      Abraços.

  8. Ola Camila , adorei suas dicas irei em fevereiro a trabalho algo rapido para fazer no periodo de 4 horas por dia que será meu tempo livre, dicas de compras e passeios
    desde já agradeço sua atenção

  9. Olá obrigado pelo seu blog. Foi muito útil para mim.
    Você sabe onde posso comprar óleos essenciais
    100% puro como o da marca Tisserand, em Nova Délhi. Obrigado

    • Oi Nayana, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário.
      Desculpa, mas não entendi a sua pergunta: “Você não faz compra?” – me explique melhor o que você quer dizer que eu ficarei feliz em te retornar.
      Espero que você possa visitar a Índia em breve. 🙂
      Abraços.

  10. Oi Camila! Muito boa as suas dicas, obrigada!
    Estarei na índia, em Setembro, a passeio em Delhy, Jaipur e Agra. Acha que vale a pena esticar até Pushcar? Li sobre esta cidade e me pareceu muito bom conhecê-la, vale a pena? Ou me indicaria ganhar mais um dia em Delhy?
    Obrigada!
    Rogéria.

    • Oi Rogéria, obrigada pelo comentário.
      Então, eu não gosto da cidade de Pushkar, para ser sincera. Tem muitos resorts por lá, que ai sim vale a pena visitar, mas apenas em cidade em si não possui nada que você não verá em Jaipur, por exemplo.
      Se tiver alguma outra cidade que eu aconselharia a visita seria Jodphur.
      Quantos dias estará por aqui? Pois se for cerca de 10 dias dá para visitar Jodphur com certeza.
      Abraços.

      • Oi Camila!
        Muito obrigada pela dica. Vou ficar apenas 8 dias e então acho que não deve dar para esticar muito mais o meu roteiro né!
        Aproveitando o seu contato, estarei indo em setembro dia 20, essa época ainda chove muito?
        Obrigada mais uma vez, um abraço,
        Rogéria.

      • Ah, que pena. Sim, 8 dias passam voando.
        Setembro é bem tranquilo quanto ao clima e chuvas. Já estará bem menos calor e as monsões já terão acabado.
        Espero que você aproveite muito a sua estadia na Índia. Abraços.

      • Oi Camila!
        Obrigada mais uma vez pelas dicas.
        Pesquisando um pouco mais , estou muito tentada a ir ate Varanasssi de avião, devido aos poucos dias que ficarei aí. Sabe se consigo passagens de Jaipur ate Varanassi e a que valor? E sabe se tem voos de manha ou noturnos ? porque a ideia seria passar um dia lá para fazer os passeios , pernoitar e no outro dia pela manhå voltar para Delhy, também de avião.
        Obrigada! Rogeria.

      • Oi Rogéria,
        Não há voos saindo de Jaipur. Você precisa ir até Delhi para pegar um voo até Varanasi.
        Ficará bem corrido, mas você pode fazer assim:
        Dia 1: Delhi
        Dia 2: Delhi
        Dia 3: Sair de Delhi bem cedinho de voo e ir até Varanasi.
        Dia 4: Volta de Varanasi para Delhi, e pegar um carro até Agra.
        Dia 5: Dia em Agra e de noite ir para Jaipur.
        Dia 6: Jaipur
        Dia 7: Jaipur
        Dia 8: volta para Delhi para pegar seu voo de volta ao Brasil.
        Você pode conferir os horários de voos através do site https://www.makemytrip.com/.
        Abraços.

  11. Boa noite queria uma informação, e possível comprar cabelo umano em alguma loja diretamente, se eu resolver ir na Índia , mora na Itália e a passagem não sai tão cara. Obrigada

Deixe um comentário

