A situação do trabalho em fábricas indianas.

Já faz um tempo que eu recebi uma apresentação de um grande amigo meu que falava sobre a situação do trabalho em fábricas indianas.

Este amigo me enviou esse e-mail com o intuito de saber se o conteúdo que ele tinha visto era verídico.

Na apresentação constava várias imagens de indianos trabalhando em situações precárias, porém meu amigo percebeu que as feições dos trabalhadores eram normais e havia até alguns sorrindo.

A minha resposta foi a seguinte: “Pois é, realmente TUDO o que foi mencionado nesta apresentação é verdade”.

Quando eu vim para cá eu tinha uma visão totalmente diferente, porém hoje em dia eu compreendo melhor o “sistema”. E vou tentar te explicar aqui! 😉

Todo mundo deve saber que a mão de obra na Índia é MUITO barata, e se você for empresário sai mais barato contratar vários funcionários do que instalar inúmeras máquinas na sua empresa (dependendo do segmento que você atua), pois diferente do governo Chinês, o governo indiano não subsidia a energia no País.

Um dos motivos que faz ser tão barato a mão de obra é que a comida também é muito em conta aqui (me refiro a comida que os indianos vegetarianos, simples, estão acostumados). Além de eles terem um sistema de saúde de graça, mesmo que não seja bom.

Um exemplo para Vocês entenderem melhor como que funciona: A empresa que eu trabalhava possui cerca de 4 mil funcionários, sendo a maioria mão de obra nas fábricas e poucas pessoas nos escritórios centrais, os quais possuem ar condicionado e demais facilidades normais para nós brasileiros. Esta empresa possui clientes internacionais com várias lojas pelo mundo, e estes clientes para comprar de fábricas indianas impõe algumas regras, tais como, não ter trabalho infantil, a jornada de trabalho dos trabalhadores precisam ser de ‘X’ horas por semana, entre outras coisas. Estas empresas contratam escritórios indianos de grandes cidades, tais como Delhi e Mumbai para checar tudo isto, mandando relatórios mensais para eles….estas empresas estrangeiras fazem isto para não terem problemas sociais com as ONGs em seus Países.

Há empresas indianas boas, e super grande – No meu caso eu tento sempre trabalhar com estas. Porém, existe sim várias fábricas que possuem crianças trabalhando mais de 10 horas por dia. 😦

Os trabalhadores às vezes dormem nas fábricas, às vezes não, pois muitos tem a família nas Vilas que ficam afastadas e por isto precisam dormir nas fábricas, para conseguirem trabalhar no outro dia.

Na Índia existe ações trabalhistas, com certeza, pois existe lei para tal, mas o que ocorre é que dificilmente há Sindicatos.

Se você for pesquisar encontrará a maioria das ações relacionadas às pessoas que trabalhavam em Bancos, escritórios, ou seja, pessoas mais educadas, com diploma universitario, MBA.

Sendo assim, os trabalhadores não possuem noção do que pode e o que não pode.

Um artesão, de uma Fábrica boa de móveis, por exemplo, ganha mais ou menos 30 mil rúpias por mês, se ele trabalhar muito bem. Isto se refere a mais ou menos USD 500 (quinhentos dólares), o que é um bom salário na Índia, porém ele não se importa em se vestir bem, dormir bem…estas pessoas possuem outros valores. O importante é ter dinheiro guardado, ajudar no Templo, comprar jóias, ajudar pagar o dote para a filha, sobrinha ou qualquer garota da família….se sobrar dinheiro: comprar um carro, moto…enfim…são valores totalmente diferente dos nossos (ocidentais). Eeee, a maioria da população acredita em Karma, que seria mais ou menos: eu estou neste trabalho agora pois em outra vida eu fiz algo de errado.67

É claro que isto não se enquadra para todo mundo. Há pessoas com os salários muito baixo, 5 mil rúpias por mês, porém eles conseguem viver desta forma, pois além da comida ser muito barata, eles moram com mais um monte de pessoas, pois na Índia a maioria da população não deseja a sua liberdade após casar ou terminar a Faculdade (conforme vemos no Ocidente). Tenho amigos que moram com mais de 20 pessoas, entre as quais são todas da família.

Espero ter ajudado Vocês que seguem o blog a compreender um pouco mais sobre o sistema neste País! Mas caso tenha ficado alguma dúvida, podem me escrever aqui nos comentários, que tentarei responder o que eu aprendi nestes meus mais de 2 anos e meio de Índia. 🙂

Anúncios

8 pensamentos sobre “A situação do trabalho em fábricas indianas.

  1. A questão de valores, principalmente, é o que faz toda a diferença. Como ocidentais e altamente influenciados pela mídia, muitas vezes gastamos demais em supérfluos quando poderiamos viver com muito menos, sem precisar para isto dormir ou comer “mal”. Há algo de muito positivo nas trocas culturais. Sempre podemos aprender alguma coisa!

  2. Estou procurando um contato na India! Ja escrevi Antes, agora que li mais esse post, vou explicar melhor! Trabalho com vestidosde festa, faco importacao, mas hj tenho feito isso pelos Eua, e com o aumento do dolar, tem me onerado muito! Estou querendo ir p India, para ver fornecedores e comecar a fazer pedidos, mas nao sei o local, enfim… Estou meio perdida! Vc teria como me ajudar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s