O ato de jejuar na Índia.

Na Índia é comum encontrar pessoas que estejam jejuando por algum motivo ou causa.

Para quem conhece a religião jain já deve ter ouvido falar sobre o ritual chamado de Santhara, o qual trata-se de uma forma de jejuar até a morte.

No mês passado a Suprema corte do Estado do Rajastão declarou ilegal este ato – o que causou muita polêmica e houve várias passeatas contra esta atitude, pois eles alegam que é uma vontade do indivíduo deixar o universo através deste ritual.

Imagem de Buda realizando o ritual Jain chamado de Santhara. Trata-se de uma escultura da arte paquistanês. Imagem obtida pelo Pinterest.

Imagem de Buda realizando o ritual Jain chamado de Santhara. Trata-se de uma escultura da arte paquistanês. Imagem obtida pelo Pinterest.

Como sempre falo, são tantas coisas diferentes que por conta disto o meu propósito neste post é contar para vocês como que funciona o ato de jejuar nas 5 religiões mais comuns na Índia.

Hinduismo

  • Quando: é comum jejuar em dias de lua cheia e durante os festivais religiosos.
  • Como: Eu já conheci hindus que ficam o dia inteiro sem se alimentar, nem mesmo tomar água, como conheço algumas pessoas que bebem leite e água ocasionamente. A regra geral é não comer nenhuma comida sólida.
  • Motivo: todas as pessoas que eu questionei me disseram que é para purificar o sistema e para aumentar a concentração durante a meditação e cultos religiosos. Mas também existe alguns hindus que realizam como sacrifício.

Sikhismo

  • Quando: para eles jejuar não esta relacionado à religião.
  • Como: pela opção do indivíduo.
  • Motivo: para fortalecer o corpo humano.

Mulçumanos

  • Quando: durante o período do Ramadan é algo mandatório nesta religião e há alguns mulçumanos que não se alimentam nas segundas e quinta-feiras.
  • Como: começa com o sinal da lua cheia, no período mencionado acima – os praticantes desta religião não fuman, mascam chicletes e não praticam nenhum contato sexual entre o amanhecer e o pôr do sol. Para eles também é importante que neste período não se faça nada que envolva o mal caráter, como fofocas, mentiras e difamação.
  • Motivo: para aprenderem o princípio do amor sincero a Deus.

Jainismo

  • Quando: durante os períodos sagrados, como por exemplo o festival Paryushan (que normalmente acontece entre Agosto e Setembro, durante 8 dias).
  • Como: normalmente os seguidores desta religião não consomem água e comida após o pôr do sol até o nascer do sol, o que é considera uma forma de jejuar diariamente, porém nos períodos sagrados o tipo de jejum varia, pois há alguns que ficam os 8 dias de festival sem se alimenta, e há aqueles que pulam algumas alimentações diárias.
  • Motivo: jejuar é um dos fatores mais importantes desta religião, a qual descreve o motivo de várias formas, mas o mais comum é escutar falaram como uma forma de punição.

Budismo

  • Quando: geralmente durante os festivais religiosos e dias de lua cheia.
  • Como: depende muito do segmento do budismo, mas em geral eles não consomem nenhuma comida sólida e líquidos são permitidos.
  • Motivo: para purificação.

Fato: Antes de vir para a Índia eu tinha em mente que o ser humano jejuava apenas para realizar um exame médico no dia seguinte…me lembro que tive que ficar sem comer por 12 horas algumas vezes e era algo super difícil para mim. :S

Ah, e eu perguntei para alguns amigos locais quando que eles começaram a jejuar, e todos me disseram entre 12 a 14 anos.

E você que este lendo este post, já jejuou alguma vez?

Se sim, compartilhe com nós a sua experiência.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O ato de jejuar na Índia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s