Como lidar com as perguntas indiscretas dos indianos.

  1. “Onde você mora?”
  2. “Quanto que você paga de aluguel?”
  3. “Qual é o seu salário?”
  4. “Quanto que o seu marido ganha?”.

Estas são perguntinhas básicas que muitos indianos (de classe baixa, média e até mesmo alta), pode fazer para você, ao acabar de te conhecer. :S

O que para eles é algo normal, para nós, ocidentais, chega a ser chocante!

Por isto, eu venho através deste post dividir algumas dicas de como sair de situações como estas, sem causar mal estar entre ambas as partes – pois caso você morar um tempo na Índia, com certeza, vai passar por isto.

As frases que eu mais utilizo são:

  1. “Eu não compartilho esta informação com ninguém”;
  2. “Um valor justo pelo local que eu moro” (E quando a pessoa força em perguntar novamente eu respondo a frase mencionada acima);
  3. “O suficiente para me manter na Índia, e fazer com que eu tenha motivos para morar aqui”; e, para a última pergunta eu aconselho a responderem (pois eu ainda não sou casada);
  4. “Não sei, ele não divide esta informação comigo”.

Caso a situação fique muito fora de controle – pois algumas pessoas são bem insistentes ao quererem saber sobre a sua vida – você pode utilizar a frase abaixo, que já serviu para mim em inúmeras vezes:

“Eu não compartilho este tipo de informação. Sei que na sua cultura é normal questionar sobre isto, mas na minha não é. Sendo assim, eu prefiro não falar sobre este assunto”.

Em todas as vezes que utilizei a frase acima, o(a) indiano(a) ficou parado, sem reação, e no final concordou comigo.

A Índia é um País realmente incrível, mas com algumas coisas muito diferente do que estamos acostumados. Para aproveitar de forma completa, e não ficar trancado(a) dentro de casa, tente se adaptar, ou, como no meu caso, criar formas para que a sua vida seja mais prazerosa, mesmo em situações tão estressantes.

Mapa India

Imagem obtida pelo Pinterest – obtenha as informações ao clicar na mesma.

 

9 pensamentos sobre “Como lidar com as perguntas indiscretas dos indianos.

  1. Olá Camila, tudo bem ? Os meus amigos indianos são extremamente curiosos kkk…
    quando não quero responder algo dou sempre a mesma resposta, digo que minha religião não permite… sempre funciona kkk

    • Oi Liliane, tudo bem e com você?
      Hahaha…sim, a maioria é bem curiosa.
      Eu utilizo esta desculpa de que a minha religião não permite quando eles querem que eu faço algo que não estou com vontade, como por exemplo, subir em um palco de dança durante um casamento ou ingerir bebidas alcólicas.
      Abraços. 🙂

  2. Ouch! Choque cultural vai bem mais além de simplesmente roupas e comidas. Rsrs.
    Mas aprender a lidar e se adaptar é crescer como pessoa, compreendendo a realidade do outro. Claro, nem sempre é fácil e há situações de verdadeiro sufoco!

    • Oi Mariana, sim. Há choques culturais quase todos os dias – mesmo para mim que estou morando na Índia a mais de 2 anos. :O
      Hoje mesmo eu choquei com o fato de que a filha do meu amigo nasceu a mais de um mês e eles ainda não colocaram nome na criança!!! Estão esperando o momento certo dos astros. Ai ai ai….enquanto isto eles continuam chamando a menina de baby.
      Obs.: Belas palavras as suas! Concordo plenamente.
      Abraços e obrigada por comentar. 🙂

  3. Camila adorei esse poste tenho lido com frequencia seu blog e tem me ajudado muuuuuito, fiz um curso de inglês online e lá conheci um indiano trocamos skype, e com um tempo whatsapp, li seu poste sobre como os indianos tem labias para conquista uma brasileira e olha é a mais pura verdade, quando ele começou a me pedi fotos minha uma atráz da outra lembrei logo de você. E já dei logo um corta nessa história e realmente a insistencia deles com perguntas indiscretas chega ser sufocante, e você tem me ajudado muuuuuuto bjs sua linda te aconpanho por e-mail e aguardo sempre anciôsa pelo próximo post.

    • Que legal que está sendo útil Jacqueline. 🙂
      Hahaha…sim sim, eles são bom de papo, gentis….que faz com que a maioria da mulherada se encante.
      Obrigada pelas palavras. Vou tentar postar novos posts com mais frequência. Me avise se um dia vier para a Incrível Índia, que posso te ajudar com dicas.
      Abraços.

      • Nossa tem me ajudado e muito mesmo…obrigada sua linda com certeza se algum dia eu for a Índia seria um prazer te-la como professora de costumes e guia.
        Ate…beijos.

  4. Kkkkk oi Camila eu lembro desse comentario da Liliane. em um de seus post “minha religiao nao permite” que voce adotou essa frase e que funciona muito.ahh Camila quando voce assistir o filme “arremesso de ouro”me conta se voce gostou,tenho certeza que sim .eu gostei tanto que assisti pela segunda fez.rsrsrs.bjs Att. Elaine Rangel

    • Sim, quando são coisas relacionadas a alimentação eles super entendem. Por exemplo, o indianos seguidores da religião jain não consomem batata, alho, cebola e alguns outros itens, pois são alimentos que precisam matar microorganismos, para serem adquiridos – ou seja, os indianos estão acostumados com este tipo de situação…rs.
      Pode deixar que eu te aviso sim quando assistir este filme. 🙂
      Abraços.

Deixe um comentário

