Presentes para indianos

Uma vez uma amiga minha me contou que foi convidada para jantar na casa de uma família indiana, e que não saberia se deveria levar algo para os anfitriões.

Por eu já ter escutado isto ocorrer com vários estrangeiros, resolvi fazer este post, para dar idéias de presentes para indianos. 🙂

Pois é…não é tão simples saber o que dar de presente para uma família indiana.

Sendo assim, segue aqui algumas dicas.

Se Você for convidada para jantar, sugiro que leve com Você:

  • Flores – Você vai encontrar em vários lugares nas ruas (como o da imagem abaixo). Um buquê de rosas vermelhas, por exemplo, vai custar cerca de 5 reais apenas – se Você tiver mais dinheiro compre em uma loja especializada em flores, e o buquê vai sair por uns 15-20 reais (porém este com flores mais bonitas, como por exemplo cravos, orquídeas e outras); ou,
Mercado de flores na Pink City - foto tirada por Camila Pimenta

Mercado de flores na Pink City – foto tirada por Camila Pimenta

  • Uma peça pequena de decoração para casa, como um Ganesh ou outro Deus – mas tome cuidado para não entregar um Deus Hindu para uma família de muçulmanos, por exemplo, já que estes possuem outra cultura; ou,
Imagem obtida no site online de compras Fabfurnish

Imagem obtida no site online de compras Fabfurnish

  • Doces indianos – muito fáceis de encontrar (dica: se Você não souber qual comprar, questione a pessoa que estiver atrás do balcão, qual é o doce que ele sugere, que esteja mais fresco); ou,
Doces indianos - foto por Camila Pimenta

Doces indianos – foto por Camila Pimenta

  • Cesta de Frutas/guloseimas ou bandeja com amêndoas – estas cestas são fáceis de encontrar em padarias, e custam mais caro – cerca de 70-100 reais.
Cestas - foto por Camila Pimenta

Cestas – foto por Camila Pimenta

Se Você for convidada para um casamento, sugiro que leve com Você:

  • Dinheiro dentro de um envelope, com uma mensagem bonita para os noivos – o valor dependerá da relação que Você tenha com os mesmos – se Você os conhece bem, é legal entregar uma quantia mais alta, cerca de duas mil rúpias (100 reais), mas se Você não os conhece, pode entregar até 300 rúpias, que já é um valor bom; ou,
  • Um quadro para casa, com uma imagem bonita que tenha relação com a religião dos noivos; ou,
  • Uma peça de decoração mais chamativa, que possa adquirir em uma loja de decoração – sempre há alguma loja deste gênero nos shoppings da cidade.

Bom, isto foi o que eu fiz até agora ou vi amigas minhas fazendo e sempre deu certo! 😉

Curiosidade: aqui na Índia eles não tem o costume de deixar uma lista nas lojas com as opções de presentes para os noivos! Quando contei para alguns amigos que fazemos desta forma no Brasil eles acharam super estranho. Rs…

 

8 pensamentos sobre “Presentes para indianos

  1. Estou adorando seu blog , fiquei horas lendo , vou acompanhar meu noiva para este País o qual eu já acho sensacional , não escondo o medo que sinto em ir para algo tão desconhecido , diante disto seu blog tem ajudado a “quebrar o gelo”. Gostaria muito de saber se na índia há academias e como elas funcionam , ou se os hotéis possuem este serviço

    • Que máximo Rafaella! Você já sabe para qual cidade virá?
      Sim, tem várias academias na Índia…aqui em Jaipur tem umas 5 que eu sei que são boas. Em Delhi, Mumbai, Bangalore, Chennai, deve ter MUITO mais.
      Em Hotel também tem, se for redes internacionais…só não vai ter se for um hotel simples, bem estilo indiano.
      Abraços e boa sorte nesta nova etapa da sua vida! 🙂

  2. Camila eu me realizo vendo as fotos e as dicas,é um dos meus sinhos conheçer a India,eu na minha infancia tive uma vizinha indiana e ficou tatuado no meu paladar os doces que ela fazia para os aniversários,vi suas fotos,minha fiha casa em 2017 fica dificil importar eu não tenho condições de ir até ai,mais gostaria de comparar,vc me dá uma dica…..bjs…a 40 anos atras a minha vizinha falava os costumes e vc no seu blog hoje diz o mesmo,vc esta ficando com DNA indiano….sou de uma ong ambiental aqui no Pr…Maria Helena Vidal Pereira Biff

  3. Camila me realizo no seu blog,lembro da minha vizinha de infância,das comida dela dos doces,eu vi sus fotos minha filha casa 2017,fica dificil importar os doces,eles são especiarias,vejo falar dos costumes é exatamente como ela me falava a 40 anos atrás,sou de uma ong não tenho como ir até a India mais gostaria muitode comprar….vc pode me ajudar com o contato os nomes dos doces que vc mais gosta eu não me lembro dos nomes mais do paladar que é inesquecível…obrigado Maria HELENA

    • Oi Maria Helena, muito obrigada pelo seu comentário.
      Eu adoro gulab jamun, com sorvete de creme.
      Que legal que você teve a oportunidade de conhecer a cultura indiana!
      Há também muitos outros doces que eu não me recordo o nome agora. Mas quando passar por uma doceria vou anotar aqueles que eu mais gosto e faço um post sobre isto! Ok?
      Abraços e tudo de bom para você e sua família.

Deixe um comentário

