Compreendendo um pouco mais sobre a Índia.

Que a Índia foi colonizada por muitos anos pelos ingleses todos sabem…porém o que eu nunca tinha parado para refletir é os costumes que eles colocaram na vida dos indianos e que permanecem até hoje.

Eu fui perceber isto apenas após assistir a primeira temporada completa de Seriado Downton Abbey.

the-cast-of-downton-abbey1

Não é apenas o chá com leite (chai) e as palavras inglesas que pude ver que permaneceram na vida indiana, após a saída dos ingleses em 1947.

Entre os outros pontos estão:

  • Os ingleses deste seriado se levantam sempre que o seu superior entra em cena – fato que ocorre muito por aqui. Você verá este costume nas Empresas até no porteiro do seu prédio (até hoje eu não gosto quando eu entro e saio do meu prédio e o porteiro levanta da sua cadeira – já até pedi para o Dilip conversar com ele e dizer que não precisa, mas é difícil mudar um costume implantado na pessoa desde que ela é pequena);
  • Homens realizando tarefas que em nossa visão de ocidental são tarefas de mulheres. Aqui na Índia quem limpa a minha casa, passa roupa, faz meu pé e minha mão (manicure e pedicure), são os homens. E é super comum ver isto em todos os lugares, ou seja, não há nenhum preconceito ou brincadeira boba sobre eles realizarem este trabalho. Neste seriado os homens também realizam várias destas atividades que eu mencionei acima;
  • Aqui na Índia, as pessoas que estão realizando um trabalho que não é tão reconhecido entre eles, como limpar a casa, dificilmente olham para nós de igual para igual…há um receio entre conversar (mesmo se for em hindi), e eles sempre nos chamam de ‘Madam’ ou ‘Sir’ – da mesma forma que vemos neste seriado;
  • O modo impecável de se vestir (cuidado com as roupas, mesmo que estas sejam velhas), e o costume de ter vários funcionários para manter uma casa grande, são outros aspectos que eu consegui identicar semelhanças ao assistir a esta série de TV Inglesa.

Lógico que este seriado foi gravado como sendo em 1914, e eu nunca estive na Inglaterra para saber se este tipo de costumes ainda permanecem por lá….mas achei interessante vir aqui repassar para Vocês, que gostam da Índia do mesmo modo que eu.

Ahhh, e se Você souber sobre algum outro seriado para me indicar, onde eu possa ver algo relacionado com a Índia, por favor, me avisa por aqui, pois compreender este País que me acolheu tão bem é um dos meus hobbies prediletos. 🙂

7 pensamentos sobre “Compreendendo um pouco mais sobre a Índia.

  1. Olá! Adoro seus posts sobre a Índia, é muito provável que ano que vem eu esteja morando em Kochi. Teve um seriado há muito tempo atrás chamado Outsource, mas não passou da primeira temporada. Seu até que fizeram um filme. É sobre um americano que foi morar na Índia por causa do trabalho… Abraço

      • Pronto, li seu blog inteiro! Gostei tanto que fiquei super animada pra ir pra Índia ano que vem, espero que o ano passe logo rs fiquei curiosa sobre algumas coisas Quebec disseque escreveria depois: sobre seu relacionamento com a família do Dilip, se vc está conseguindo mesmo aprender o hindi, vc atingiu sua meta no yoga?; qual foi o resultado da liga de futebol indiana? Rsrs os brasileiros fizeram diferença na liga?

        Depois que eu fiz o comentário do Outsourced aqui vi seu post sobre o seriado. Me parece que além do seriado tem um filme também … Achei coincidência demais seu nome ser Camila Pimenta rs

        Abraços

      • Ah, ano que vem vou fazer de tudo pra ir em Jaipur no Holi Festival! Meu namorado foi este fim de semana e amou! Vou te avisar pra gente se encontrar!

  2. Oi Alice.
    Que legal que Você conseguiu ler o Blog inteiro! Fiquei feliz em saber. 🙂
    Isto! Perfeito, me procura mesmo quando for para a Índia!!
    As suas perguntas me fez lembrar que eu comentei sobre estes assuntos…rs. Você me deu idéia para respondê-los de uma forma melhor (Realizando um post). Vou fazer isto em breve aqui no Blog. Beijos!

  3. Oi Cá, passei para dar uma olhadinha no seu blog e para variar adorei os posts! sempre com conteúdos interessantes e que agregam 🙂
    Saudades de vc, se cuide por ai! Avise quando for vir pro Brasil!
    Bjsss

Deixe um comentário

