Vocês sabiam?

Todos nós sabemos que as vacas são sagradas na Índia, e que elas vivem soltas pelas cidades, podendo passar por onde desejam.

Mas Vocês sabiam que todas estas vacas possuem donos?

Vaca em frente a casa do seu dono.

Vaca em frente a casa do seu dono.

Eu fiquei sabendo disso há pouco tempo, e fiquei um pouco chocada, para falar a verdade.

É que na Índia Você também encontrará vacas mal tratadas e que se alimentam de lixos, e muitas vezes acabam ingerindo plásticos e outros objetos que as deixam doentes.

Por isto, quando eu fiquei sabendo que todas estas vacas possuem alguém responsável por elas e que estas pessoas não cuidam bem destes animais a minha reação foi de desapontamento…pois é que elas são sagradas na religião da maioria da população (Hindu), e isto não fez sentido para mim.

Quando questionei alguns indianos sobre este assunto, todos me responderam o seguinte:

Muitos proprietários de vacas não possuem condições de alimentar os animais, e por conta deste motivo eles soltam as vacas para que elas possam comer nas ruas, e no período da manhã os donos vão até estes animais para recolherem o leite, pois com este é possível realizar vários alimentos para as famílias indianas.

Vacas soltas próximo ao Monkey Temple em Jaipur

Vacas soltas próximo ao Monkey Temple em Jaipur

Outro assunto que eu não tinha noção, até ano passado, é com relação a criminalidade na Índia.

Sempre escutei o seguinte: “Na Índia não há assaltos, pois os indianos acreditam no ‘karma’, ou seja, se eles foram mal nesta vida, na outra encarnação eles vão nascer em condições (leia-se casta) ruins”.

Porém eu vou compartilhar com Vocês dois fatos que ocorreram no ano passado:

  1. O Dilip estava a pé, pois o carro dele estava na revisão, e por isto ele estava as 10 horas da noite na esquina perto de casa tentando ‘pegar’ um rickshaw para ir embora. Pelo fato de não estar passando nenhum rickshaw a esta hora, ele pegou o celular (Iphone) dele e estava ligando para um amigo, quando de repente passou um cara de moto, tomou o celular da mão dele e saiu correndo;
  2. Minha amiga indiana parou a motinho dela em um local próprio para estacionar motos, para ela poder ir a um evento, e quando voltou a moto dela não estava mais lá.

Ou seja, aqui na Índia também há assalto e roubo.

Lógico que em proporção bem menor do que no Brasil. Por exemplo, eu me sinto muito mais segura morando sozinha em uma cidade de 3 milhões de habitantes, do que se morasse sozinha no Brasil, mas não podemos negar que também há este tipo de situação aqui.

Falo isto pois já escutei e ainda ouço muitas pessoas com uma imagem muito ‘zen’ sobre este País.

Sim, a Índia tem uma energia diferente, concordo, mas a população não é tão distinta de nós, ocidentais, há muitos indianos capitalistas, que só pensam em dinheiro, e do outro lado há aqueles que não possuem condições financeira e são muito felizes, conforme mencionei entre as Dez Razões Para Morar na …”Índia”.

 

2 pensamentos sobre “Vocês sabiam?

  1. Olá Camila!! Acompanho seu blog e seu insta e amoo!! Queria te perguntar qual o significado da flor de lótus para os Indianos, pois uma amiga minha estava pensando eu tatuar isso e me perguntou se eu sabia o significado, ai pesquisei na internet e não encontrei um significado concreto, além de ter encontrado mais de um significado diferente!! Obrigada (:

    • Oi Amanda!
      Obrigada. 🙂
      A flor de lótus é a flor que deu vida ao Lorde Brahma, Deus indiano.
      Além disto, a flor de lótus é o símbolo da Deusa Saraswati, a Deusa da aprendizagem e da educação, de acordo com a mitologia hindu, e por isto é considerada a flor nacional da Índia.
      Tirando proveito disto, o partido do atual Primeiro Ministro da Índia utiliza esta flor como símbolo.
      Eu já escutei vários significados, e o que eu mais gostei foi o abaixo:
      “…a Flor de Lótus nasce no lodo, na sujeira, mas suas folhas são autolimpantes – repelindo sujeiras e microorganismos – se mantendo sempre linda; imaculada e deveria servir de referência para o homem: independente da situação ele deve se manter íntegro, ileso, belo e magnífico”.
      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

