Andar de trem na Índia.

Uma das formas mais fáceis e baratas de se locomover na Índia é através dos trens, os quais cortam o País de ponta a ponta.

Há muitas pessoas que ao serem questionadas sobre os mesmos (principalmente os indianos) elas afirmam que eles são bons e confortáveis, porém eu vou ser bem sincera neste post: Se comparado aos trens da Europa e outros Países desenvolvidos os trens indianos ainda são muito precários, ou seja, os utilizem apenas se estiver com pouco dinheiro para viajar pela Índia.

Os motivos são:

  1. A maioria das estações são muito sujas;
  2. Para se alimentar com a comida servida dentro dos trens Você não pode ter “nojinho”; e,
  3. Precisa ter muita paciência com as pessoas que sentarão próximas a Você (sei que este último fator acontece também no Brasil – mas imagina que aqui muitas destas pessoas não falam inglês, ou seja, se tiver algo lhe incomodando Você não conseguirá se entender com o seu “vizinho”).
Indiano servindo comida dentro do trem

Indiano servindo comida dentro do trem

Em minha última experiência no trem (neste último mês de dezembro) eu sentei próxima a uma família estilo “Buscapé”, e tive que aturar várias coisas por mais de 20 horas! Siiim!! Aqui na Índia há destinos que as pessoas chegam a passar até 3 dias dentro dos trens, pelo fato de eles serem muito devagar.

Uma das coisas que eu tinha que aguentar é ver esta família jogando o lixo para fora do trem, das coisas consumidas. Como você pode ver na imagem abaixo isto é muito normal por aqui.

Os indianos precisam ter mais consciência sobre jogarem os lixos em locais públicos

Os indianos precisam ter mais consciência sobre jogarem os lixos em locais públicos

Claro que o atual governo está tentando mudar este tipo de atitude, através da campanha ‘Clean India’, e há muitos avisos em pontos públicos que se alguma pessoa jogar lixo no chão terá que pagar uma multa, além de pedidos para manter a estação limpa, conforme imagens:

IMG_2465

Estação de Kota

 

Estação de Kota

Estação de Kota

Porém eu acredito que poderemos ver a mudança apenas nos próximo 15-20 anos, através da nova geração.

Sobre adquirir a passagem:

Quando Vocês foram comprar as suas passagens haverá várias opções, tais como abaixo:

Claro que o preço mudará, de uma para a outra. Mas para nós estrangeiros compensa sempre comprar a 1 ou 2 classe. As demais haverá muitos indianos que não estão acostumados com estrangeiros, os quais ficarão encarando Você e isto fará a sua viagem ser muito inconfortável, na minha opinião.

Você poderá adquirir a passagem através de Agência de viagens na Índia, websites, na própria estação de trem e aplicativos online para Smartphone.

A que eu costumo utilizar é a AC 2 classe, o qual é relativamente boa, a qual Você dividirá uma cabine com mais 3 pessoas.

Imagem obtida no site commons.wikimedia.org

Imagem obtida no site commons.wikimedia.org – Foto de uma cabine AC 2 Class

Para os trajetos longos está incluído um conjunto de lençol e travesseiro, limpos, para que possamos deitar e dormir.

Nas paradas do trem boa parte da tripulação desce para comprar algo para comer, fumar e caminhar um pouco, pois ficar dentro do trem por muitas horas chega a cansar demais, mesmo que não estejamos ocupados, mas se Você for fazer isto tome cuidado para não ficar para trás, pois o trem começa a se locomover novamente sem dar nenhum sinal.

Eu aconselho a levar algumas comidinhas com Você, além de baralho, se não estiver sozinho, e livros, para se ocupar no trajeto.

Jogando baralho dentro do trem, a caminho de Goa

Jogando baralho dentro do trem, a caminho de Goa

Por último gostaria de avisá-los que utilizar o banheiro dentro de um trem indiano não é tarefa fácil, sendo assim, evite comer algo que Você pense que pode lhe dar “piriri”, e leve com Você papel higiênico, álcool em gel para as mãos e lencinhos umedecidos (Pode ter certeza que serão muito úteis em todo o processo de permanência no trem).

Espero ter ajudado com estes conselhos Você que esteja planejando uma viagem pela a Índia!

Namaste.

 

Anúncios

7 pensamentos sobre “Andar de trem na Índia.

  1. Olá! Notei que vc escreveu o post que iria pra Índia em 2013, tinha intenção de ficar pouco tempo, mas parece que está por aí até hoje… Significa que gostou muito da experiência, né? Também quero trabalhar na Índia, já estive aí duas veZes. Em qual cidade está morando? Como posso entrar em contato por e-mail? Obrigada !

  2. Namaste ….Camila.ha haa eu encontrei um blog com textos riquissimos de conteudo assim como os seus.chama se 360meridianos,sao tres pessoas que contam como foi a experiencia de viver seis meses na incrivel india onde tb foram pela aiasec.Como eles disseram foi um soco no estomago o choque cultural que viveram.Tem dois topicos que eu rir muitooooo.Quando fala sobre os ratos e como andar de trem.passa la vc gostar tambem.beijos att.Elaine Rangel

  3. Ótimos posts c/ dicas sobre a índia. Vou conhecer em março. Aproveitarei e esticarei para a Tailândia e Indonésia. Ñ sei se o seguro viagem é obrigatório, mas me sinto mais seguro indo c/ ele. Alguém pode me indicar uma boa empresa? Abç.

    • Oi Marcelo,
      Na Índia e na Tailândia o seguro não é obrigatório, mas não sei lhe informar sobre a Indonésia.
      Aqui na Índia uma consulta ou remédio sai muito barato e por isto eu não fiz quando eu vim pela primeira vez e nem agora quando estou morando definitivo. Mas uma amiga fez e foi super bem atendida quando ela precisou.
      Trata-se do seguro saúde da CORIS.
      Não sei em que cidade Você mora, mas se digitar no Google Você encontra um representante bem próximo a Você.
      Espero que Você aproveite bastante a Índia.
      Abraços. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s