Coisas que eu sinto falta…

Há alguma coisa do seu dia a dia que quando Você viaja Você sente falta? Que não dá para levar na mala?

Estou me referindo a objetos, sentimentos e comidas, pois é claro, que sentimos sempre falta de alguém. 🙂

Bom, eu nunca tinha parado para pensar nisto, pois sempre que viajei eu aproveitava aquele momento em que eu estava vivendo, e pensava que logo voltaria para o meu lar no Brasil.

Sempre carreguei esta idéia comigo, mesmo quando estava morando nos EUA, pelo período de 13 meses (2008/2009) e na Índia, pelo período de 10 meses (2013).

Acho que agora a minha “ficha caiu”, pois estou morando por tempo indefinido na Índia, e eu comecei a me dar conta que eu sinto falta de algumas coisinhas que eu estava acostumada a ter no Brasil!

  • Chuveiro Elétrico:

Este é o principal! Aqui na Índia não existe o chuveiro elétrico. Aquele que regulamos a temperatura.

Os indianos utilizam o famoso ‘geyser’, o qual precisa ser ligado pelo menos 20 minutos antes de Você tomar banho, se deseja água quente.

O problema é que a água não fica quente direto, se você é daqueles que demoram mais de 10 minutos no banho. Ou seja, após alguns minutos ela começará a ficar gelada novamente e Você precisa desligar e esperar ficar quente.

Enfim, só sei que para mim é muito difícil tomar banho agora no inverno! 😦

Geyser - imagem obtida no site Flipkart

Geyser – imagem obtida no site Flipkart

  • Pão francês:

Como eu sinto falta disto!!! De ir na padaria buscar o pão francês na hora que fica pronto, e comer ele quentinho. Não encontrei até agora nada parecido por aqui.

  • Assistir teatro e apresentações musicais de Bandas que eu gosto:

Antes de vir para a Índia eu estava morando em Curitiba, e para quem conhece esta cidade sabe que ela é cheia de eventos culturais: shows, peças de teatro, stand-up….

Eu era daquelas pessoas que sempre estava fuçando na net qual seria a próxima banda que viria para a cidade…

Na Índia não tem muito disso… Por exemplo, eu nunca vi uma Banda estrangeira vir tocar aqui, e quando há algum evento são de músicas que eu não gosto e não dá para eu ir ao teatro por enquanto, porque são todos apresentados em Híndi, e eu ainda não consigo compreender este idioma.

  • Dirigir ou pegar ônibus facilmente:

Sei que em breve esta questão será resolvida, mas mesmo que seja eu sinto falta do sistema do Brasil. Aqui na Índia é uma loucura, conforme já mencionei anteriormente. Ninguém respeita a vez do próximo, muitas buzinas desnecessárias e a todo o momento acho que o carro vai bater. Além disto, tenho saudade de não ter que depender de ninguém para ir aos locais que eu desejo, mesmo que não tenha carro. Em Curitiba o sistema de ônibus era tão bom…e aqui é bem precário, por isto preciso sempre utilizar o rickshaw, o qual tenho que barganhar pelo preço antes de ir, e chega uma hora que cansa…

??????????

Hawa Mahal Road – foto por Camila Pimenta

  •  Pagar pelo preço justo:

Sinto falta de ir a lojas e saber que o vendedor não está cobrando mais de mim, pelo fato de eu ser estrangeira. Aqui na Índia, infelizmente, eu preciso do Dilip em muitas ocasiões, por que se eu for com ele o lojista me passará um preço ‘X’ e se eu for sem ele o preço é ‘2X’. Isto porque eu pareço um pouco com os indianos…para os estrangeiros com a fisionomia muito diferente (leia-se brancos, com cabelos claros) o preço chega a ‘3X’ ou ‘4X’.

Claro que estes são fatores que com o tempo eu vou me acostumar e até se tornarão melhores, pois estou aprendendo o idioma local.

Mas achei interessante vir compartilhar com Vocês, para aqueles que desejam morar fora do Brasil, pois precisam estar ciente de muitos fatores básicos que mudarão drasticamente na vida de cada um, independente do País que escolherem.

6 pensamentos sobre “Coisas que eu sinto falta…

  1. Oi, Camila!

    Nossa, fiquei com o coração na mão aqui. Sei que certas “mordomias” que temos aqui no Brasil não existem na índia, mas essa do chuveiro elétrico… E ainda mais no inverno. É de chorar.
    Sei que o acesso a água é complicado em alguns locais e etc, mas não existe chuveiro elétrico aí mesmo? Em nenhum local? Nem nos hotéis? To quase chorando aqui, porque um dia pretendo ir a Índia e preciso me preparar psicologicamente pra isso. rs

    Quanto a saudade do pão francês, não sei se vou conseguir te ajudar, mas esses dias estava assistindo o programa O Mundo Segundo os Brasileiros, e “descobri” que existe um restaurante brasileiro aí na Índia e o cozinheiro é brasileiro.
    Ele teve a proeza de conseguir achar farinha de mandioca pra servir em um dos pratos brasileiros dele.

    Não sei se o restaurante que ele trabalha é muito caro ou não, mas vou te enviar o link do programa, porque quem sabe pode amenizar a sua saudade algum dia.

    Apenas sei que fica em Delhi. 🙂

    Espero que te ajude.

    Adoro seus post! E com certeza, o dia em que eu for pra Índia, tentarei fazer contato contigo.

    Beijos 🙂

    • Oi Sarah!!
      Eu nunca vi chuveiro elétrico aqui, nem mesmo em Hotéis mais caros que já me hospedei.
      Todos utilizam o geiser. 😦
      Pois é! Eu vi este dia do ‘O mundo segundo os brasileiros’, mas realmente, fazer o pão é muito fora de mão para mim…rs.
      E Delhi fica cerca de 6 horas de carro! Preciso conhecer este Restaurante assim que possível.
      Abraços!!! 🙂

  2. OLÁ querida adoro suas experiências como são muitas postagem não vi nenhuma falando em qual cidade vc mora na Índia?quero manter contato tenho muitas dúvidas por quanto estou conhecendo um indiano e fico muito perdida em relação a cultura e muitas coisas quero muito manter contato com vc bjs…

  3. Meu namorado mora em Kochi, Kerala. O apartamento em que ele vive (alugado pela empresa) é parecido com os imóveis ocidentais em tudo, não estranhei nada. O chuveiro é a gás, mas esquenta normalmente como em imóveis mais modernos no Brasil ou hotéis.

Deixe um comentário

