Criações indianas.

Achei interessante vir aqui contar sobre três criações de indianos muito úteis para a população deste País, tendo em vista que se trata do segundo País mais populoso do mundo, onde grande parte da sociedade não possui condições financeiras para adquirir utensílios necessários para uma vida mais digna.

  • Invenção de Anil Rajvanshi: Fogão ou lâmpada?

Segundo o inventor seriam os dois. Este item soluciona o problema de cozinhar e da iluminação das casas nas áreas rurais. Este aparelho queima querosene para produzir luz e fazer o fogão funcionar. Há um vídeo mostrando melhor como que funciona aqui. Em uma entrevista realizada pela CNN IBN o Sr. Rajvanshi disse: “É uma vergonha que mesmo 67 anos após a Independência da Índia, aproximadamente 60% da população rural não possui eletricidade….esta invenção faz possível com que a família cozinhe arroz, vegetais, dal e ferva até 10 litros de água em 4 horas. Este fogão/lanterna não emite fumaça, som ou cheiro”. Esta invenção foi possível, pois há um Instituto chamado ‘Nimbkar Agricultural Research Institute (NARI)’, o qual realiza pesquisas nas áreas de agricultura, energia limpa,  pecuária e desenvolvimento sustentável e que o Sr. Rajvanshi faz parte. Para aqueles que possuem interesse em invenções, aqui consta um arquivo em PDF com todas as informações. 🙂

Imagem obtida na página chamada 'The Logical Indian'.

Imagem obtida na página chamada ‘The Logical Indian’.

  •  Invenção da Empresa Godrej Appliances: geladeira portátil chamada Chotukool.

Pelo fato de muitos dos alimentos estragarem nas Vilas Indianas, pois dificilmente há uma geladeira nos lares mais simples, a Godrej Appliances criou esta geladeira portátil da imagem abaixo, em 2009. Segundo informações que constam na Revista da Harvard (Ed. de Outubro 2014), “utilizando um chip de estado-sólido e eliminando o compreensor, a Empresa reduziu o consumo de energia para apenas 62 watts e o preço para USD 69,00… O produto funciona como uma bateria que pesa menos de cinco quilogramas e mantém os alimentos resfriados em temperaturas entre 4°C e 15°C.”

collage

Imagens tiradas na internet, de vários sites.

  • Invenção de Mansukhbhai Prajapati: Geladeira que não usa gás nem eletricidade.

Em 2005 o Sr. Prajapati criou uma geladeira feita de argila, a qual consegue conservar os alimentos em até 5 dias. O preço desta invenção sai por USD 56,00. Hoje em dia o Inventor possui a sua própria Empresa, a qual realiza a fabricação de outros itens, tais como, frigideira, panela de pressão, filtro de água e conjuntos de jantar (Ele possui os direitos autorais de todas as suas criações).

Imagens tiradas do site Rediff.

Imagens tiradas do site Rediff.

Eu fico muito feliz quando vejo ou leio este tipo de informação, pois me faz acreditar que o mundo está sim caminhando para o melhor. 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s