A se eu soubesse disso…

Andei pensando o que eu gostaria de ter lido antes de vir para a Índia.

Por isto eu resolvi fazer este post com algumas dicas.

Primeiramente vou falar sobre a experiência de utilizar o famoso ‘tuc-tuc’ indiano.

Foto tirada em Jaipur - MI Road.

Foto tirada em Jaipur – MI Road.

Tente sempre cumprimentá-los com um “Namaste”, assim que eles pararem o transporte na sua frente – hoje, após mais de um ano utilizando este serviço posso afirmar que este cumprimento faz com que muitos deles te tratem diferente.

Antes de te passarem o valor da corrida, evitem ficar falando em inglês, para que eles vejam (ou pensem) que Você é local.

Nunca entrem em um rickshaw com mais de um motorista. Alguns carregam o amigo ao lado, para companhia, e não é seguro, caso Você esteja sozinha. E sempre combine o valor antes de você sentar no tuc tuc.

Lembrem-se: o valor correto é de 10 rúpias por km, ou nos casos das grandes cidades, eles cobram por taxímetro, que também sairá nesta faixa.

Palavras importantes para pegar um rickshaw:

  • Quanto custa? => Kitnaa?
  • Está muito caro! => Bahut Mehnga Hai!
  • Siga em frente => Seedha
  • Direita => Daayaa
  • Esquerda => Baayaa
  • Próximo a…. => (Nome do local +) Kay paas (leia-se Kypas)
  • Devagar => Dire dire

Os ônibus dentro da cidade não são bons, e nem confiáveis, por estar sempre lotado. Tentem evitar esta opção, mesmo que seja barata.

Um dos "Jeitinhos" de pegar ônibus na Índia!

Um dos “Jeitinhos” de pegar ônibus na Índia!

Muitas pessoas, ao ver que você é estrangeiro começarão a fazer várias perguntas. Se isto acontecer, saia da conversa. Não há nada pior do que gente curiosa, né? Não há motivo e nem é seguro que pessoas que não fazem parte do seu meio de relacionamento saiba tanto sobre Você.

Além disto, nunca fale que você é de um país desenvolvido.
(Sei que se Você estiver lendo isto há 100% de chance de ser brasileiro(a), mas caso esta informação seja lida por alguém de Portugal, por exemplo, servirá como dica).

Ok, mentir não é legal, mas uma vez que Você fale que é europeu, os vendedores indianos vão pensar em lhe cobrar o dobro ou muitas vezes o triplo do valor correto.

Em vendas de ruas Você PODE pechinchar pelo menos até chegar a metade da quantia que o vendedor tenha te pedido. Não se preocupe, Você não estará fazendo ele perder dinheiro.

Uma das ruas tradicionais de Jaipur para compra de lembranças - Hawa Mahal Road

Uma das ruas tradicionais de Jaipur para compra de lembranças – Hawa Mahal Road

Se você for morar por aqui, por um tempo, vale a pena sempre conferir o jornal, com os eventos da cidade. Posso afirmar que sempre tem algo acontecendo, e que você não precisa ficar preocupado(a) em não ter nada para fazer.

Fale que Você é local, mas nunca diga o seu endereço. Se eles ficarem lhe “apertando” para Você passar informações, diga apenas “Na minha cultura não é normal passar este tipo de informação”.

Os indianos respeitam MUITO se Você disser que a sua religião não permite, ou seja, se eles ficarem lhe dizendo para Você fazer “isto” ou “aquilo”, apenas diga que Você não pode devido à sua religião (Sim, mais uma mentirinha..).

Um exemplo: Você está em um casamento e eles falam para Você dançar no palco, e caso Você não queira, apenas fale isto. 😉

Há muitos indianos que te pararão na rua e te oferecerão para visitar a loja deles.

O que ocorre é que a loja NUNCA é desta pessoa. Se fosse ela não estaria na rua divulgando. Estas pessoas recebem comissão por estarem levando estrangeiros para a loja, e posso te dizer? Esta comissão não é pouca. Sendo assim, o item que Você viu e achou bonito ficará muito mais caro no final, por isto tente encontrar o que precisa com dicas de pessoas do seu Hotel ou com alguém que more na cidade – para isto há muitas opções na internet (Blogs, Facebook, Sites…).

Como em todos o locais do mundo, há pessoas boas e ruins por aqui, ou seja, é sempre bom ficar esperto com a ‘bondade’ de alguns.

 

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “A se eu soubesse disso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s