Reportagem do Fantástico e a minha opinião.

Quem que assistiu a reportagem sobre a Índia que passou no Fantástico neste último domingo?

Pois bem, alguns membros da minha família viram e entraram em contato comigo, preocupados e fazendo um MONTE de perguntas.

Daí a minha primeira reação foi acessar o site da Rede Globo e assistir ao conteúdo.

Depois de responder aos comentários da “parentaiada”, minha Tia sugeriu que eu viesse aqui dar a minha opinião sobre esta matéria (Significado de opinião: Modo de ver, pensar, deliberar, parecer, idéia e principio de alguma coisa ou pessoa):

  1. Todas as afirmações são feitas como se tudo o que foi dito ocorresse em TODA a Índia…e não é bem assim. Da mesma forma que há diferentes modos de ver o Brasil dependendo da cidade que Você estiver, isto também ocorre na Índia – 90% das mulheres tem medo de sair de casa? Pera, calma!! Em Delhi, Mumbai, Bangalore, Pune, Chennai e outros grandes centros há inúmeras mulheres que lutam pelos seus direitos e saem na rua da mesma forma que saímos no Brasil (inclusive com roupas bem modernas). Eu sempre fui desconfiada sobre pesquisas, porque eles questionam apenas uma parcela da população e neste caso, parece que eles entrevistaram apenas mulheres de lugares onde ocorre mais violências contra as mulheres – que não seria o caso destas grandes cidades;
  2. Os abortos são de graça, qualquer mulher, estando grávida do marido ou de qualquer homem pode ir ao hospital público e realizar tal ação, e quando a mulher tem ‘vergonha’ de ir a um médico elas realizam receitas caseiras para tal, ou seja, não há uma indústria milionária por trás disto;
  3. Conforme comentei em outro post, hoje em dia é PROIBIDO realizar ultrassom com o intuito de saber o sexo do bebê, e se um médico fizer, ele perderá a sua licença;
  4. Por o estupro ter virado algo tão comentado na Índia (depois do ocorrido com a estudante de Fisioterapia) é o assunto polêmico que mais vende, por isto que vemos notícias todos os dias nos jornais. Porém, também ocorre frequentemente em outros Países (leiam aqui sobre as estatísticas), mas não é tão comentado na mídia internacional – Não estou dizendo que eu apoio isto, mas acho importante mostrar informações, antes de criticar um País e colocá-lo como sinônimo de estupro;
  5. Foram seis homens que participaram do estupro da estudante de Fisioterapia, sendo que 4 já foram enforcados, e 2 estão presos. E há comentários de que todos eles foram espancados muitas vezes e tiveram vários objetos inseridos em seus corpos, da mesma forma que fizeram com a garota (isto a Globo não fala);
  6. Quando o advogado diz que a moça teve culpa, é porque há boatos de que ela bateu boca, antes de acontecer o que ocorreu, com os homens desta gangue que estavam no ônibus, e por isto eles “pegaram” ela. Mas é lógico que isto não é motivo para ter feito o que fizeram, mas uma das coisas que eu aprendi por aqui é que os seres humanos são piores que animais, e por isto temos que tomar MUITO cuidado com o nosso comportamento em todos os lugares do mundo;
  7. Há penas leves na Índia? Sim, da mesma forma que temos no Brasil. Porém o atual Primeiro Ministro já está providenciando várias melhorias para este tipo de caso contra as mulheres (Ele abomina qualquer vandalismo contra o sexo feminino). Dias atrás eu comentei no meu Blog que o Sr. Modi (PM) era Governador de um Estado antes de ser Primeiro Ministro e neste Estado foram criadas várias leis para as mulheres, como por exemplo: os impostos de carro para as mulheres chegam a quase 0% se o automóvel estiver no nome delas. Se Você tiver uma filha, o Estado  de Gujarate ajudará com os gastos para casamento, se um imóvel estiver em nome de uma mulher não há impostos a serem pagos…enfim, muitos outros benefícios….e o Modi quer trazer estas leis para toda a Índia;
  8. Sobre o sistema de castas: ainda há uma divisão, mas ela não ocorre conforme esta pirâmide que foi mostrada. O sistema é muito mais complexo. Um Brahma não é melhor que os demais que foram mostrados, pois há as sub castas (Vou tentar escrever mais para frente sobre este assunto);
  9. Além disto, há vários Dalits no poder hoje em dia, em altos cargos do Governo e também como grandes executivos de empresas – tem histórias lindas na internet sobre pessoas que deram “a volta por cima”. Mesmo sendo de famílias pobres, elas conseguiram ser bem sucedidas;
  10. Eles terminaram o vídeo de uma forma muito vaga…falaram muito mal mas não mostraram as coisas boas que estão acontecendo…enfim, achei uma reportagem bem tendenciosa, para pessoas que gostam de ver apenas um lado e já criar uma opinião.

Se este vídeo tivesse sido passado 20 anos atrás, eu concordaria com eles, mas hoje em dia muitas coisas mudaram e continuando mudando para a melhor, e uma Rede de TV como a BBC (a qual fez a reportagem) deveria observar e comentar sobre isto também.

E sim, há muitas coisas erradas por aqui, e eu NÃO concordo com nada disto, mas para, pensa e pesquisa sobre o assunto, para verem que infelizmente há este tipo de coisa por todo o mundo, e não apenas aqui na Índia!

Termino este texto com uma frase de um cantor que eu gosto muito (Raul Seixas) para Vocês refletirem…

“Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”

2 pensamentos sobre “Reportagem do Fantástico e a minha opinião.

  1. Namaste Camila ,eu fiz questão de assistir essa reportagem,pois eu estava a pouco tempo pesquisando sobre a India,por coincidência eu havia colocado no google “todo sobre a India”e apareceu o bolg (brasileiras pelo mundo) e de cara um post seu falando sobre tal,a parti daí eu conhecia o seu blog.Paranaense na India o qual nao paro mas de ler,me vez me encantar por esse país.haha …..acho que ja percebeu,estou sempre passando por aqui para ler seu post.quando vi a tal reportagem fiquei perdida pois Brasil só passa a parte negativa.que bom ter você para esclarecer tudo.pois muitas mulheres têm uma imagem muito negativa desse país o que não é mas o meu caso.um grande beijo carioca att Elaine Rangel

Deixe um comentário

