Experiência.

Muitas pessoas andam me perguntando sobre a minha experiência na empresa em que trabalho, por isso resolvi escrever um novo post sobre isso, depois de quase 8 meses aqui!

Bom, vamos lá:

É uma empresa muito boa. Confesso que quando aceitei trabalhar com eles não fazia idéia do tamanho, mas sabia exatamente qual seria a minha obrigação.

Eles atendem Companhias gigantes, e possuem uma equipe de Marketing muito qualificada.

Contudo, não é apenas por conta disso que significa que a minha experiência é a melhor do mundo. Para que eu desfrute de forma positiva, também requer um esforço da minha parte, ou seja, eu não posso ficar esperando apenas que venha trabalho da parte deles!

Se você que estiver lendo esse post pensa em um dia vir para a Índia, aconselho que você esteja preparado para o que o quadro abaixo está indicando:

Imagem

Essas são as minhas opniões sobre o quadro acima:

  1. Sim, você terá que levantar a “bunda” da cadeira e procurar serviço, mesmo você sendo estagiário, pois dificilmente eles sentarão do seu lado e falarão: “faça isso, e isso, dessa forma…”
  2. Eu vivo criando novas maneiras de tentar alcançar o mercado da América do sul – Você é desse País, sendo assim, consegue melhor as formas que são plausíveis do que os indianos;
  3. Repasse aos seus colegas de trabalho o modo que você está trabalhando, e se tiver paciência, divida um pouco da cultura do seu País com eles;
  4. Tente se divertir aqui também, conversando com todos da Empresa, de forma engraçada nas horas vagas, para que assim eles possam se aproximar de você;
  5. Na Índia tem a hora do chai, conforme eu comentei em um post anterior. Se você não gosta dessa bebida, tudo bem (isso é normal, tem vários indianos que também não curtem), mas faça o break com seus colegas de trabalho, para que nesse período você possa se aproximar mais deles. Quase sempre eu aprendo uma palavrinha nova em híndi na hora do chai;
  6. Tá, ok, eu concordo que não dá ânimo de trabalhar em casa, quando você não ganha bem e é estagiário, mas trabalhar não significa apenas ficar sentado na frente do computador. Trabalhar é também fazer contatos com pessoas que você conhece, pensando na empresa, no meu caso, é encontrar revistas de decoração ou assistir a um programa e já pensar em quais empresas da América do sul eu poderia oferecer esse tipo de produto, o qual a minha empresa poderá fabricar;
  7. Quando você estiver viajando pela Índia, tente observar fatores ao seu redor, para que você possa ter idéias e aconselho sempre carregar um bloquinho de anotações, para você anotar e depois se lembrar dessas idéias (Esquecer-se das coisas é comum. Nós ficamos velhos e costumamos a não aceitar isso);
  8. Encontre uma forma de fazer a sua própria inspiração, ou seja, uma meta que você quer alcançar com o seu intercâmbio. A minha meta é fazer contatos, conhecer profundamente a cultura indiana e observar o modo que eles vivem para que assim eu possa ter idéias de algo novo para o meu País.
  9. “Ame o que você faça, ou deixe”! Hummm, essa frase não combina muito comigo, pois se eu fizesse apenas o que eu gosto eu ficaria assistindo seriados americanos e dormiria o dia inteiro. Pois é! =S Porém, creio que essa frase serve dessa forma: antes de você vir para a Índia, questione TODOS que você puder e faça muitas pesquisas na net sobre a empresa que talvez você trabalhará, antes de vir para tão longe, para não gostar do seu trabalho e ficar apenas no Facebook o dia inteiro – conheço muita gente nessa situação ou pessoas que desistiram do trabalho.

Ainda sobre a minha experiência: Eu tive a felicidade de participar de uma Feira internacional no mês passado, como falei em um post! Foi super bacana! Eu atendi várias empresas e pude fazer vários contatos, que sei que se lembrarão de mim, pois conversei MUITO com todos eles.

Não foi a minha empresa que me convidou, mas sim euzinha que fui lá conversar com o dono da Empresa e perguntei se poderia participar, e lógico que ele gostou da idéia!

Bom, o que eu quero dizer é que se você quer algo vá lá e questione, não fique esperando eles oferecerem para você! Como a minha mãe sempre diz: “O não você já tem, agora tem que tentar conseguir o sim”.

Um pensamento sobre “Experiência.

Deixe um comentário

