Curiosidade – parte 11

Há uma tradição na Índia de que quando alguém de sua família falece os homens mais novos raspam os cabelos, e eles deixam apenas um pedacinho no centro da cabeça, para que as demais pessoas possam ver que ele raspou por conta do falecimento de um parente.

Tal ação acontece há muitos anos, pois no passado não havia fáceis meios de comunicação como hoje, e não era agradável que um parente chegasse feliz à casa de alguém e perguntasse pela pessoa que havia falecido.

Além disso, me informaram que todos os demais familiares vão para a casa da pessoa que faleceu, para permanecer por lá pelo menos durante 10 dias, com o intuito de ajudar.

Interessante que o processo de cremação do corpo de um indiano não pode ser realizado por uma mulher, mas sim apenas pelo membro do sexo masculino mais próximo da família.

Lembro-me de uma cena da novela Caminhos da Índia, onde a Juliana Paes pensa que seu marido perdeu a vida, em um acidente de trem. Em tal cena aparece duas mulheres as quais tiram as joias dela e batem uns galinhos de árvores nas mãos da Juliana.

Cena no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Sxo0tS3VrzM

Ao questionar sobre isso para alguns indianos, eles me disseram que nunca viram bater esses galinhos nas mãos da viúva, mas que realmente não há o porquê esta permanecer com as joias, já que ouro e demais pedras tem o significado de felicidade para eles, e que após o falecimento do marido não há motivos para que essa esbanje alegria. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s