Comerciais na Índia e a questão da pela mais clara.

É engraçado observar as campanhas comerciais da Índia. Se formos contar, quase todas são com pessoas mais brancas, conforme imagens abaixo.

Imagem

No dia a dia é possível observar como os indianos dão valor para pele mais clara!  Há diversos produtos para clarear a pele. O mais usado aqui por eles se chama Fair & Lovely cream:

Imagem

Nas ruas é normal nos depararmos com mulheres com lenços cobrindo os braços e os rostos. No início eu achava que era algo da religião delas, mas depois descobri que essa atitude é apenas para protegê-las do sol, pois todas querem ser mais claras.

Imagem

No meu trabalho, sentada com as mulheres que trabalham comigo, na hora do chai, eu comentei que ser muito branca no Brasil não é importante, e que inclusive há muitas pessoas que não gostam de ser brancas, pois dizem que o bom para a saúde é ser bronzeada, e que há muitas mulheres que fazem até bronzeamento artificial.

Após contar isso para elas, eu fiz uma brincadeira, dizendo que muitas vezes as branquelas são até apelidadas de fantasmas, porém as indianas que estavam comigo não compreenderam, e daí eu expliquei: “Os fantasmas são brancos, quase transparentes e por isso elas tem esse apelido” – ao terminar essa frase as quatro indianas começaram a rir muito, e me disseram que aqui na Índia os fantasmas das histórias e de filmes são escuros, e nunca brancos! ¬¬

Realmente, cada dia eu aprendo uma coisa nova sobre a Índia!

2 pensamentos sobre “Comerciais na Índia e a questão da pela mais clara.

  1. Oi Ca… estou sempre acompanhando suas aventuras aqui. Obrigada por repartir essas experiencias com a gente.. é demais.. estou conhecendo um pouquinho dai com você.

Deixe um comentário

