Casamento

Enfim acompanhei do inicio até o meio (já explico o porquê) um tradicional casamento indiano.

A cerimônia ocorreu nesse último sábado, dia 25 de maio, aqui em Jaipur.

Eu cheguei ao evento quase às 22 horas (No verão os convidados costumam chegar mais tarde, por conta de que até às 20 horas é muito quente).

O casamento foi arranjado pelas famílias, e o casal se conheceu quando ficaram noivos, alguns meses antes da festa.

Vou tentar descrever como que foi, porém desde já vale informar que algumas etapas que irei citar variam de casamento para casamento, tendo em vista que tal cerimônia é muito cara, e que a qualidade da festa dependerá de quanto que as famílias podem gastar.

Aqui na Índia o jantar é servido antes do noivo chegar (sim, é o noivo que chega depois da noiva).

Os convidados pegam seus pratos e vão até as áreas das comidas: havia uma área para os pães, uma para saladas, e outra área para as demais comidas.

ImagemImagem

Nesse casamento havia algumas mesas para jantarmos, mas não para todos os convidados, sendo assim, havia muita gente sentada na grama.

Imagem

(Nessa foto vocês podem observar que há apenas mulheres e crianças, pois a maioria das mulheres fica sentada separada dos homens).

Enquanto estávamos jantando ouvimos os fogos de artifício, os quais representam que o noivo está próximo.

Por regra, o noivo tem que chegar montado em cima de um cavalo branco, e a família dele o acompanha, dançando, até a entrada do evento:

ImagemImagem

Enquanto o noivo ainda está em cima do cavalo as pessoas começam a jogar dinheiro sobre ele, como sinal de trazer riqueza para o novo casal (tinha uma pessoa responsável em recolher esse dinheiro no mesmo momento).

É obrigatório que o noivo encoste um bastão na entrada da festa, para que ele possa entrar no evento, tão bem como ter um mini noivo na cerimônia:

ImagemImagem

Ao perguntar o porquê disso, eu recebi a seguinte resposta: “Porque é tradição”.

A parte do ritual foi dentro de um espaço com ar condicionado, e eu assisti apenas o momento o qual os noivos tiram as tradicionais fotos com as famílias e trocam o colar de flores.

Imagem

Infelizmente eu não assisti a cerimônia até o final, pois me informaram que todas as etapas levam entre 3 a 4 horas para serem completadas.

No início eu fiquei mal, pensando: “Eu vim aqui, comi de graça e vou embora sem assistir a principal parte do casamento?”, porém na saída da festa pude perceber que NINGUÉM fica para assistir, além das famílias.

Perguntas que podem ser questionadas:

Quem era esse casal?

A noiva é irmã de um amigo de um amigo meu. Sim, aqui na Índia você pode convidar pessoas para ir ao casamento com você, mesmo que essa pessoa não conheça o casal.

O que eu comprei para eles?

Nada! Pois eu sou pobre! Hahaha…*brincadeira

Eu não comprei, pois estava indo com alguém que havia comprado… =P

Na verdade esse meu amigo não teve tempo de passar em nenhuma loja e adquirir um presente, sendo assim, ele acabou dando dinheiro.

Entretanto, ele me informou que é normal dar pinturas, eletrônicos e objetos de decoração, tão bem como dinheiro, se você é convidado por parte da família da noiva.

Fatores interessantes:

  1. É a família do noivo que deve comprar a roupa para a noiva e vice-versa;
  2. A noiva a partir dessa data morará na casa da família de seu marido;
  3. Eles não precisam, necessariamente, dormir juntos no mesmo dia, mas apenas quando eles acharem que é um bom momento.

Fui informada que esse casamento era de uma família de classe média, e que eles devem ter gasto com TUDO cerca de Dois milhões de rúpias, que equivale a aproximadamente 74 mil reais.

A experiência foi muito legal, e eu super recomendo participar de um evento como este se você tem a cabeça aberta, e está preparado(a) para ver coisas diferentes sem julgar. 🙂

9 pensamentos sobre “Casamento

  1. Acho linda a exuberância e exagero das cores. Representa mt oq imaginamos da cultura deles! Tem algum momento da festa em q agalera dança ou algo do tipo? Aliás, vi no face a sua foto…vc ficou uma gata vestida com traje de gala para festa! Rs… Bjoosss!

  2. Pingback: Casamento indiano e o que eu não concordo. | paranaensenaindia

Deixe um comentário

