Momento de risada

Estava eu montando minhas apresentações para os clientes quando derrepente a Shilpa me faz a seguinte pergunta: “_Camila, o que é antropologia?”.

Naquele momento eu não fazia idéia da onde ela tinha tirado essa questão, mas tentei responder de forma bem básica.

“_Shilpa, antropologia é o estudo do ser humano, em seu habitat natural. Por exemplo, se eu fosse formada em antropologia eu poderia ir para uma tribo de índios* brasileiros para estudar o dia a dia deles”.

*’índios’ em inglês é ‘indians’, ou seja, a mesma tradução para nos referirmos a ‘indianos’.

Nesse momento ela fez uma cara de assustada e me perguntou: “_Vocês tem indianos no Brasil?”.

A partir daí eu comecei a rir muito…e não conseguia mais explicar para ela a diferença, sendo assim, abri o meu amado Google e digitei, “índios brasileiros”, e essa foto abaixo apareceu:

 Imagem

Sério, eu daria um pedaço do meu mindinho, para ter uma foto da cara que ela fez enquanto fazia as perguntas abaixo:

“_Camila, vocês tem esse tipo de pessoas no Brasil?”.

“_Eles estão por todos os lugares?”.

“_ Se eu for para o Brasil, eu posso ir até eles, e eles não vão me machucar, ou quebrar a minha câmera, por exemplo?”.

“_ Você já esteve com eles?”.

Depois de rir muito, mas muito mesmo, eu juro que com toda a paciência do mundo eu respondi todas essas questões e no final perguntei o porquê ela queria saber sobre esse assunto.

Ela me respondeu que um cliente solicitou uma apresentação de produtos antropológicos e ela não sabia o que poderia encaminhar.

Bom, o que eu aprendi com esse episódio?

Através da surpresa dela ficou mais uma vez evidente que eles não estudam nada da cultura da América latina enquanto estão na escola.

Em outra ocasião, durante uma conversa com indianos de posição superior na empresa em que eu trabalho, eu os questionei o que eles sabiam da história da América Latina (para dar uma maior brecha e não questionar apenas sobre o Brasil), e nem os que já moraram em outros países (Leia-se EUA e Inglaterra) sabiam dizer nada a respeito.

Um pensamento sobre “Momento de risada

Deixe um comentário

