Mulheres indianas

Semana passada eu tive várias conversas, com diferentes indianos, sobre as mulheres daqui. A primeira coisa que sempre falo é: “Porque há tantas mulheres lindas aqui e não ocorre o mesmo a respeito dos homens!?”. Bom, eles nunca possuem uma resposta para esta minha pergunta…apenas sorriem e dizem: “É, realmente, aqui nós temos muitas mulheres bonitas”.

(Observação: Para alguns deles eu já sou conhecida como a garota que gosta de falar, ou melhor, questionar. Eu pergunto TUDO, a todo o momento: o porquê disso, o porquê daquilo e tento repassar um pouco de como é no Brasil, para aqueles que demonstram interesse).

Fiquei sabendo que o governo do Estado do Rajastão, o qual é o Estado onde moro, providencia uma ajuda de custo para a família, quando há o nascimento de meninas, para incentivar o nascimento de mais mulheres (depois dessa informação eu entendi o porquê um dos homens que trabalha comigo me disse que gostaria muito de ter uma menina…rs).

Além disso, esse Estado ajuda a família a pagar os gastos com o casamento, se a família não tiver recursos, tendo em vista que, segundo a tradição, é apenas a família da mulher que arca com as despesas desse dia, além de pagar um dote para o homem, pois esse cuidará da esposa a partir do casamento, providenciando para ela casa e comida até o final de suas vidas.

Interessante informar que sempre observo e quase não vejo mulheres indianas nas ruas no final da tarde, quando volto do trabalho. Parece que, as poucas que restam, foram engolidas pela terra. Além disso, há realmente pelo menos o triplo de homens em comparação com a quantidade de mulheres.

Porém, ao entrar nas ruas onde há casas de família, e olharmos as janelas e os portões, podemos enxergar várias indianas paradas observando o movimento e/ou conversando com suas vizinhas. Sendo assim, questionei sobre isso, e fui informada que realmente essas mulheres não saem muito de casa. E quando questionei o porquê, recebi a seguinte resposta: “Apenas porque é assim”.

Outra coisa que acho relevante repassar é que para estas mulheres é normal fazer aborto. (Sim, isto mesmo!) Em uma conversa entre uma das meninas que mora comigo e sua chefe, esta informou que já realizou dois abortos, e que não consegue imaginar uma mãe criando um bebê sozinha, fato que ela sabe que acontece muito no ocidente, e ela não compreendo o porquê essas mulheres não realizam aborto. (Informação: essa mulher é casada e só realizou os abortos porque achou que não estava na hora de ter filhos, pois já possui uma criança pequena).

Importante lembrá-los que não podemos generalizar, pois estou repassando a minha visão do meu dia a dia aqui e que moro em uma cidade super tradicional, ou seja, o sistema pode ser diferente em Delhi, Mumbai, Chennai e em outras grandes cidades.

6 pensamentos sobre “Mulheres indianas

  1. Como a gente não sabe nada do mundo né!
    Muita diferença cultural né?!
    Será que a questão do aborto tem relação com a religião deles?
    Tô adorando ver a Índia com os seus olhos!
    Beijoo

  2. Cá, to amando ler seus posts!!!
    Impressionante como não sabemos nada e como há pessoas que vivem e pensam de maneira completamente oposta a nossa….
    Muito legal mesmo!
    ps: vc tá mto Julia Roberts, do Comer, Rezar e Amar rsrsrs… aprendendo novas coisas e recebendo novas informações de coração aberto rsrs! (não li o livro, por isso, só consigo ver a Julia Roberts do filme rsrsrs)
    Beijo!

Deixe um comentário

