Coisas da Índia

Aqui na empresa em que eu trabalho, se eu quero água, chá, lassi, eu apenas tenho que discar um ramal e pedir, pois a empresa possui uma pessoa para atender esses pedidos dos funcionários.

Porém eu tenho o costume de pegar a minha própria água, lavar o meu copo, e por conta disso no meu segundo dia de trabalho eu fui entrar na cozinha para pegar água e esse Senhor que é responsável por servir os funcionários não queria me deixar entrar, e daí derrepente aparece na minha frente a Shilpa, indiana que trabalha na mesa do meu lado (a qual citei em um post anterior), e ela perguntou: “O que você precisa? Pode deixar que ele pega para você tudo o que você precisar, apenas ligue do seu ramal” (tenho a leve impressão que ela me seguiu até a cozinha… ¬¬).

Hoje eu pedi para Shilpa me mostrar como que faz para escrever no computador em híndi e ela disse que não sabe escrever em híndi no computador e nem pelo celular. Ela me informou que normalmente ninguém sabe, pois para aprender eles precisam fazer um curso.

Para minha família não ficar preocupada: Todos da empresa (que se comunicam em inglês) me tratam super bem, sempre me questionam se preciso de algo, se a comida está boa e se eu quero café (pois eu disse no meu primeiro dia de trabalho que eu amo café, daí eles me informaram que tinham café brasileiro…Oba!!!!).

FATOS:

  •  Entender o inglês deles é bem difícil, pois além do sotaque ser muito forte, eles possuem várias palavras que eu nunca tinha escutado antes. Por exemplo, quando eles querem dizer: “Nossa, lá tem muitas pessoas, cerca de 100 mil”, eles falam, “Nossa, lá tem muitas pessoas, cerca de 1 LEKE”. Na primeira vez que escutei eu fiz uma cara de “WTF!?”;
  • A energia do escritório em que trabalho cai todos os dias, de 2 a 4 vezes por dia! Por isso há um sistema de backup, que faz com que os funcionários não percam o que estejam fazendo. Para eles é algo super normal, eles nem olham do lado com aquela cara de “puxa, que droga”, que nós brasileiros normalmente fazemos quando isso acontece com a gente; e,
  • Muitos dos indianos ficam encarando (leia-se ‘admirando’) os estrangeiros de uma forma que faz nos sentirmos como elefantes de circo. 
6 pensamentos sobre “Coisas da Índia

  1. Oi Cá!
    Essa história das pessoas servirem a gente é bem estranha mesmo, mas se é a única maneira, acostume-se!
    Que bom que todo mundo te recebeu bem assim, o fato é que você é uma pessoa maravilhosa mesmo, impossível não gostar!!
    A moça Shilpa, pelos seus posts, me dá medo!! kkkkkkkkkkkk
    Você já aprendeu a falar alguma palavra no idioma deles?
    Que estranho nem eles mesmos saberem escrever no computador, nem no celular o próprio idioma, né?
    Por que a energia cai assim? É normal todo dia mesmo?
    Tô adorando as histórias e esperando fotos dos lenços que você falou no Facebook!!!
    Beijo, se cuida!

    • O idioma deles é muito difícil. Aprendi apenas ‘Obrigado’, ‘siga em frente’, ‘perto de XXX’….Tudo isso para eu poder chamar o táxi daqui…rs
      Não sei o porque cai a toda hora…acho que é por conta do escritório ficar na área industrial da cidade e lá são muitas fábricas e a energia acaba caindo.
      Sim, cai TODOS os dias…
      Beijosss

  2. Olha o nosso cafezinho exportado para vários lugares do mundo! E como é esse “lassi” Mila? Fiquei curiosa tbm para saber se vc está aprendendo o idioma. Bjoess!

Deixe um comentário

